Conselho do DEL Tijucas se reúne para planejar próximas ações




Ocorreu na manhã desta quinta-feira (05), na Casa do Empresário, sede da ACIT/CDL Tijucas, a primeira reunião do Conselho do DEL Tijucas em 2020. Estiveram presentes o prefeito Eloi Mariano Rocha, Presidente do Conselho, o Diretor Secretário da ACIT e Vice-presidente do Conselho, Rogério de Souza, a Presidente da ACIT, Luciene Jacomossi de Souza, o consultor da Facisc Osmar Vicentin, o vereador Juarez Soares, a secretária de Cultura Juventude e Turismo do município, Paula Regina da Silva, o Gerente Geral da Caixa Econômica Federal de Tijucas, Adelcio Azeredo, o comandante da Polícia Militar de Tijucas, Marcio Leandro Favoretto, além de diretores da ACIT/CDL Tijucas.

O encontro serviu para alinhar os próximos passos do programa na cidade. A tendência é que sua atuação seja consideravelmente fortalecida após a indicação de Sheila Dias para a posição de Articuladora do projeto no município. A nomeação foi feita após discussões realizadas pelo conselho que levaram à conclusão da necessidade de alguém que atuasse no Poder Público municipal desempenhasse a função. A servidora assumiu o posto no início deste ano e já realizou todas as capacitações necessárias para desenvolver as atividades do DEL.

Uma das primeiras ações a serem realizadas por Sheila é a visita às secretarias municipais, acompanhada do conselheiro Helio Gama. A intenção é fazer uma conversa com os responsáveis pelas pastas a fim de apresentar o programa e alinhar projetos, com o objetivo de convergir esforços. “A ideia é fazer uma conversa individual, mais próxima, para tirar todas as dúvidas e reforçar o conceito do voluntariado e das câmaras técnicas com as secretarias”, destaca Helio.

Outro ponto importante a ser trabalhado ao longo do ano é uma verificação minuciosa dos problemas a serem resolvidos na cidade, apontados em levantamento realizado no início do programa, há quatro anos. A partir dessa conferência, serão realizados novos estudos para atualizar essa lista, que baseia toda a atuação das câmaras técnicas, que buscam soluções para as questões apontadas.

Um outro assunto levantado pelo conselho é a importância de um olhar atento para o potencial turístico de Tijucas. O segmento é visto como algo que pode ser explorado com maior organização na cidade e, portanto, merece atenção do DEL, com a criação de uma câmara técnica dedicada ao setor, por exemplo. O turismo foi incorporado à Secretaria de Cultura e Juventude recentemente e a secretária Paula Regina da Silva destacou que a pasta já vem realizando os primeiros esforços para desenvolver o setor, como o mapeamento dos atrativos da cidade.

Texto e fotos: Thiago Furtado (Assessoria de Imprensa ACIT/CDL Tijucas).