Compartilhe
Temas de grande relevância para o setor produtivo foram discutidos nesta segunda-feira (16/10) na reunião do Conselho das Federações Empresariais de SC, o Cofem.
O encontro foi conduzido pelo presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, que reforçou a importância da união dos setores na defesa dos temas. “Vejo como salutar nos posicionarmos em determinados assuntos que afetam as empresas, mas também podem ter reflexos na sociedade e precisamos acionar nossos parlamentares para que tenham real conhecimento do alcance das suas decisões”, declarou o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.
A Lei 13.103/2015 dos caminhoneiros, que estabeleceu regras para o exercício da profissão de motorista; a proposta do ministro Luiz Marinho para trabalhar somente quatro dias por semana e a infraestrutura de transporte, com a solicitação aos parlamentares da destinação de um percentual das emendas para aplicação na área, quando não contemplados no orçamento, foram alguns dos temas debatidos pelos representantes empresariais.
Outro assunto discutido recentemente, a tributação de produtos importados de determinados sites de comércio eletrônico, também foi abordado na reunião. “É preciso avaliar a taxação desses produtos e os impactos no comércio, pois está cada vez mais difícil competir e manter as empresas locais com tantos impostos”, declarou o presidente da Facisc.
Na ocasião, os empresários também acordaram sobre a necessidade de apoio do governo do Estado com a emissão de um decreto para prorrogação do ICMS e a ampliação de crédito para as empresas afetadas pelas enchentes.
O COFEM é composto pelas Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.