Compartilhe
Pleitos elencados como prioritários pelos empresários da região Sul, o complexo Lagunar Sul catarinense e o Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi foram discutidos na reunião plenária regional da FACISC (Federação das Associações Empresariais de SC), que aconteceu nesta segunda-feira (4), em Gravatal.
O encontro reuniu prefeitos, presidentes e diretores das Associações Empresariais da regional Sul da Federação. Também participaram do encontro o secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado de SC, Estener Soratto Junior e o secretário de portos, aeroportos e ferrovias do Estado de SC, José Roberto Martins.
Sobre o Complexo Lagunar, um dos instrumentos discutidos foi o desassoreamento do Rio Tubarão e a recuperação do complexo. Foi identificada a necessidade de um estudo em parceria com o governo do estado para entender os impactos e o que pode ser feito para que se tenha práticas mais sustentáveis e melhorias no complexo.
Os representantes do governo atualizaram as informações sobre ações que envolvem o Governo Estadual, entre elas as que estão relacionadas ao Aeroporto Regional Sul e ao desasorreamento do Rio Tubarão. “Hoje, a boa notícia é que o Aeroporto terá quatro voos diários. Quanto à concessão, estamos revendo as diversas questões para que possamos avançar”, disse o secretário Beto Martins.
Com relação ao desassoreamento, o secretário Soratto destacou o trabalho do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e a necessidade de se atualizar o.projeto. “É preciso que o projeto executivo converse com o projeto ambiental”, explicou, informando que há a possibilidade de se buscar recursos do governo federal e de financiamento internacional.
Liderados pelo presidente regional, Pedro Kuzniecow, as lideranças empresariais manifestaram a urgência e as expectativas quanto aos dois pleitos, que envolvem os diversos municípios da região. Outros pleitos mencionados na foram a duplicação da rodovia SC 370 e a atual situação da UTI do Hospital de Laguna.