Compartilhe
A Associação Empresarial de Itajaí (ACII) recebeu na Reunião Plenária de segunda-feira, 25 de julho, a Comitiva de Sodegaura, no Japão. O encontro teve por objetivo estreitar relações entre os dois municípios, que desde 1979 promovem o intercâmbio e são consideradas cidades irmãs.
Na ocasião, a ACII recebeu o prefeito de Sodegaura, Kioshi Deguchi e o presidente da Câmara de Vereadores de Sodegaura, Tsuneo Tanabe. A prefeitura de Itajaí esteve representada pelo coordenador de Assuntos Internacionais, Adilson Amaral e a reunião foi conduzida pelo presidente da ACII, Eclésio da Silva.
Na reunião, os representantes de Sodegaura teceram elogios ao desenvolvimento de Itajaí, agradeceram a receptividade e enfatizaram que a visita a cidade teve grande valia para fortalecer os laços de amizade entre as cidades irmãs.
O presidente Eclésio apresentou dados sobre a economia itajaiense e também detalhes sobre a ACII quanto ao número de associados, que chega a 900, sendo destes 60% são prestadores de serviço, 30% comerciários e 10% industriais, caracterizando 95% do PIB da cidade.
Na sequência, os empresários presentes e os convidados japoneses fizeram perguntas sobre ambas as cidades irmãs. O prefeito de Sodegaura questionou, em tom de crítica, se os itajaienses estão satisfeitos com as péssimas condições das rodovias e se já tomaram alguma providência. O presidente Eclésio frisou as inúmeras ações em busca de melhorias, mas reconheceu o quão dificultoso são as respostas do Poder Público a este anseio.
Por outro lado, Deguchi elogiou o sistema de creches brasileiro, que ao ser ver é um dos fatores que contribui para ascensão das mulheres no mercado de trabalho. Uma realidade totalmente oposta ao sistema japonês, onde o custeio das creches é parcialmente cobrado aos pais. Ele enfatizou que seria completamente impossível tal prática no Japão.
Os representantes de Sodegaura colocaram que a cidade tem aproximadamente 62 mil pessoas e comemoraram que a taxa da natalidade está crescendo, uma realidade diferente do restante do país. Colocaram que a sua economia se concentra na indústria e disseram que a cidade oferece inúmeros incentivos para a instalação de novas empresas, tais como infraestrutura e redução de impostos. Enfatizaram que a proximidade com Tóquio também atrai a atenção do empresariado. Destacaram que a prefeitura conta com apenas 600 servidores e explicaram que o sistema educacional é de responsabilidade do Governo do Estado, assim como a Segurança. Já a saúde é totalmente privada.
Na ocasião, o reitor da Univali, Mário Cesar dos Santos enfatizou que segundo o Índice de Qualificação do MEC, divulgado em 2015, a universidade é a 8ª não pública do país. Uma colocação que é motivo de orgulho para todos.
O presidente Eclésio encerrou a reunião enfatizando a importância deste tipo de intercâmbio, que só vem contribuir para o crescimento de ambas as cidades irmãs.
Fonte: Assessoria de imprensa ACII