Compartilhe
A Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, da qual a FACISC é uma das entidades integrantes, finalizou o julgamento das inscrições da 7ª edição em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa. Quatro empresas e duas organizações da sociedade civil, as que obtiveram as melhores pontuações na avaliação de seus balanços sociais e projetos desenvolvidos, receberão o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC este ano, dentre 60 organizações que terão seus balanços sociais certificados.
Na categoria grande porte, segmento indústria, o troféu de 2017 será concedido à empresa Celulose Irani, enquanto no segmento comércio/serviços a vencedora foi a Portonave S/A Terminais Portuários de Navegantes. De médio porte, levarão troféu a Pré-Vale Pré-Moldados (indústria) e a Nexxera (comércio/serviços). Duas organizações da sociedade civil também serão premiadas, a Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e o Serviço Social do Comércio (Sesc Santa Catarina). Na categoria empresa de pequeno porte não haverá vencedor este ano, pois nenhuma empresa obteve nota média para ganhar o troféu destaque.
A relação completa das organizações que serão certificadas e daquelas que receberão o troféu está disponível no site http://responsabilidadesocial.
De acordo com a presidente em exercício, Raquel Souto, que representa o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) na Comissão Mista, o colegiado realizou um trabalho extenso e bastante cuidadoso para garantir que as empresas e entidades que participam do certame tivessem seu balanço social avaliado conforme os critérios estabelecidos no edital de 2017. “O que pudemos perceber é que as entidades e as empresas têm se aperfeiçoado, seguiram o edital e começaram a trazer aquilo que é de fato importante num balanço social. Com a evolução dos editais dos certames, as organizações também têm evoluído, têm se dedicado e incluído a responsabilidade social na gestão dos seus negócios”, constatou.
Premiação
A Certificação de Responsabilidade Social é promovida anualmente pela Assembleia Legislativa em conjunto com outras 12 instituições, e tem por objetivo reconhecer o mérito de organizações que comprovem o comprometimento da gestão com o desenvolvimento sustentável.
Na 7ª edição, 100 inscrições foram recebidas pela Comissão Mista que coordena a certificação e 94 foram homologadas, mas a certificação será concedida a 60 empresas privadas, empresas públicas e entidades. As demais não foram recomendadas à certificação porque o balanço social não atendeu os critérios previstos no item 7 do edital, de acordo com Raquel Souto.