CEME Conecta supera expectativas e tem presença de maciça de empresárias em Dionísio Cerqueira




Evento, promovido pelo Conselho Estadual das Mulheres Empresárias de Santa Catarina – CEME, foi coordenado pelo Núcleo de Mulheres Empresárias da Fronteira, e as avaliações são positivas

Reportagem: Deise Bach – Edição e fotos: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin

A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin sediou, na sexta-feira, 3 de junho, um grande e expressivo evento, o CEME Conecta Rompendo Fronteiras, que envolveu mulheres empresárias da trifronteira e das regionais do Extremo Oeste, Noroeste e Oeste, do Conselho Estadual das Mulheres Empresárias de Santa Catarina – CEME.

O evento é uma reformulação das antigas Assembleias Gerais Ordinárias do CEME, que apenas mudaram o nome.

O encontro teve a presença de cerca de 100 mulheres empreendedoras, que integram os Núcleos de Mulheres Empresárias de cidades das três regiões.

O CEME Conecta Rompendo Fronteiras é uma iniciativa do CEME e na trifronteira foi realizado em parceria com o Núcleo das Mulheres Empresárias da Fronteira, com o apoio da Ascoagrin.

PROGRAMAÇÃO

Pela manhã, teve explanação, por Poliana Oliveira, presidente do CEME, mostrando o que é o Conselho e sua atuação.

Ainda pela manhã, aconteceu uma rodada de negócios, coordenada por consultores do Sebrae.

Na parte da tarde, aconteceu visita técnica à Vinoteca Casagrande e Perfumelândia, em Bernardo de Irigoyen-AR.

Na volta à Ascoagrin, teve apresentação das dos investimentos que estão vindo para a trifronteira, e as oportunidades e potencialidades de negócios que eles vão gerar.

A apresentação foi feita por Marcos Voltolini, diretor da Ascoagrin e diretor de Comércio Exterior da FACISC.

Após, aconteceram apresentações de ‘cases’ dos Núcleos presentes, promovendo a troca e compartilhamento de experiências, atuações e boas práticas, além da prospecção de negócios entre as empresas presentes.

Em seguida teve convites e avisos de praxe, seguidos pelo encerramento do CEME Conecta Rompendo Fronteiras.

 

AVALIAÇÃO

A coordenadora do Núcleo de Mulheres da Fronteira, Katiuscia Kreutz, ressaltou que o evento foi de grande importância e  que foi gratificante receber as mulheres empresárias das regiões Noroeste, Extremo Oeste e Oeste.

“Agradecemos a presença de todas essas mulheres empresárias. Foi uma excelente forma de divulgarmos a trifronteira e as nossas potencialidades turísticas, de compras na Argentina e de negócios”, ressaltou.

Katiuscia destacou que para o evento foi definida uma programação envolvente e dinâmica, desde explanação do que é o CEME, rodada de negócios, visitas técnicas, explanação das potencialidades e oportunidades da fronteira, até apresentação de “cases” dos núcleos.

“Teremos muitos eventos até o final do ano, como o Onda Mentoria e a Expogestão, para que nós, mulheres empresárias, possamos crescer ainda mais nos aspectos pessoal, profissional e gerencial”, afirmou a coordenadora do Núcleo das Mulheres Empresárias da Fronteira, Katiuscia Kreutz.

A Presidente do CEME, Poliana Oliveira enfatizou a envergadura e abrangência do CEME Conecta, bem como o número expressivo de mulheres empresárias presentes.

“Cada vez temos mais mulheres participando desse movimento associativo, que prima pelo ‘desenvolver para liderar’, que é o lema da nossa gestão no Conselho Estadual das Mulheres Empreendedoras de Santa Catarina”, declarou.

Poliana explicou que o CEME Conecta acontece em quatro edições anuais, reunindo, a cada edição, quatro ou cinco das 12 regionais do CEME em Santa Catarina.

“Reunimos sempre as regionais mais próximas e a gente ‘conecta’ as mulheres empresárias, por isso o nome CEME Conecta, para que façam negócios entre elas, troquem conhecimentos e experiências e se desenvolvam”.

A presidente salientou que desta forma, o CEME fomenta o desenvolvimento de mais lideranças nas comunidades e a geração de negócios e de movimento econômico.

“O voluntariado prega muito o associativismo e a cooperação. Hoje, cooperar é mais eficiente que competir. Boas práticas precisam ser trocadas e compartilhadas, pois quanto mais eu evoluo, mais minha cidade evolui e mais o meu colega evolui, e isso é bom para todos os setores da economia”.

Hoje são 79 núcleos multisetoriais no estado e mais de 1.300 mulheres empresárias nucleadas.

“Essa diversidade dentro dos núcleos é a nossa riqueza”, afirmou Poliana Oliveira.

Vanessa Lazzaron Scheeren, Vice-Presidente do CEME para a Regional Noroeste e integrante da diretoria da Ascoagrin e do Núcleo das Mulheres Empresárias da Fronteira, salientou que foi uma grande honra para a Ascoagrin e para o Núcleo, receber o CEME Conecta.

“O evento foi um sucesso, com um número expressivo de participantes. O principal objetivo do CEME Conecta é desenvolver as empresas, tanto a liderança da mulher dentro de sua empresa e também na sociedade, e promover novos negócios”, citou Vanessa.

Um dos pontos positivos, segundo Vanessa, foi a rodada de negócios.

“É um desafio para cada participante poder falar de si, de sua empresa e de seus produtos. Essa troca foi de todas as empresas, de todas as cidades presentes, abrindo a possiblidade de realizar vendas e negócios para outras cidades.

A vice-Presidente Regional destacou ainda a importância do evento pelos novos aprendizados e experiências adquiridos, permitindo que essa bagagem possa atrair mais mulheres empresárias para os núcleos.

“Além do desenvolvimento pessoal, das boas práticas e novos negócios para as empresas, essa troca de conhecimento é também desenvolvimento para os núcleos, pois as boas práticas aprendidas são levadas para os respectivos núcleos”.

Vanessa concluiu afirmando que o empreendedorismo e o associativismo são posturas fundamentais e extremamente produtivas e edificantes.

“Aqui na Ascoagrin e no Núcleo de Mulheres Empresárias da Fronteira, eu desenvolvi muito a minha liderança pessoal e busquei novas ferramentas para minha empresa. Toda a força está em nossas mãos e cabe a nós nos desenvolvermos. Essa troca de conhecimentos e de atenção é gratificante e edificante, e a mulher empreendedora que quiser participar do Núcleo, ele está de portas abertas, bastando apenas se dirigir à Ascoagrin para as devidas informações e orientações. Da mesma forma, na Associação Empresarial de cada cidade”, finalizou Vanessa Lazzaron Scheeren.

A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, destacou a atuação positiva e de resultados do Núcleo de Mulheres Empresárias da Fronteira, e a grandiosidade do CEME Conecta, trazendo para a trifronteira mulheres empresárias de muitos municípios catarinenses.

“É gratificante ver o nosso Núcleo mostrando sua força, não apernas na fronteira, mas em toda a região, reunindo cerca de 100 mulheres empresárias para tratar assuntos relacionados a suas empresas e ao fechamento der bons negócios. Isso é gratificante e motivo de orgulho para a Ascoagrin”.

Raquel agradeceu, de forma especial, às integrantes do Núcleo, através da coordenadora, Katiuscia Krewtz, e da Vice-Presidente Regional, Vanessa Lazzaron Scheeren.

“Nosso núcleo é atuante e integrado, e está demonstrando que a nossa fronteira está se fortalecendo cada vez mais. E esse sentimento de satisfação e realização toma conta de todas nós, mulheres empresárias”, afirmou a presidente da Ascoagrin.

Ela também reforçou o convite para que todas as mulheres empresárias da trifronteira conheçam o Núcleo e façam parte dele e também da Ascoagrin.

“Esperamos todas de braços abertos, para que nos conheçam e façam parte do associativismo. Temos muitas ações voltadas à mulher empresária, bem como a todos os empresários da fronteira”, concluiu a presidente Raquel Schwab.

Fonte: Reportagem: Deise Bach – Edição e fotos: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin