Compartilhe
Representantes de Associações de Moradores conheceram nesta terça-feira (16) a campanha “Pra chamar de meu”, iniciativa do Centro Empresarial com o objetivo de conscientizar os eleitores de Jaraguá do Sul para o voto consciente nas eleições de outubro.
O presidente da ACIJS e do CEJAS, Giuliano Donini, destacou a importância da comunidade estar ativa no momento de definição dos próximos representantes políticos, com a eleição do futuro prefeito e dos futuros integrantes da Câmara de Vereadores.
“Apesar das frequentes reclamações e do descrédito com a classe política, geralmente os cidadãos não percebem que são os verdadeiros protagonistas nas eleições. Por isso, a campanha visa, de forma participativa, munir a população com informações para fazer escolhas mais conscientes, com a opção por candidatos que saibam efetivamente qual o papel do vereador”, assinala Giuliano. O empresário disse que é preciso um esforço de toda a coletividade no sentido de se alcançar uma mudança de atitude política ao justificar o envolvimento das entidades que formam o Centro Empresarial – ACIJS, APEVI, CDL e Sindicatos Patronais – com o tema e o engajamento nos processos eleitorais.
“Esta participação assume condição mais relevante se considerarmos que as empresas associadas às entidades empresariais contribuem com mais de 80 por cento do valor adicionado de impostos, portanto, atuam positivamente na economia”, ressalta Donini ao lembrar que Jaraguá precisa reverter o atual estágio em que se encontra, refletido na contínua queda em indicadores que impactam na qualidade de vida da população, defendendo que esta mudança passa por uma nova postura por parte do Executivo e do Legislativo.
Para alcançar este objetivo, o CEJAS entregou aos representantes partidários um conjunto de medidas a serem repassadas aos postulantes a cargos eletivos no Poder Executivo e no Poder Legislativo.
“Nenhuma das sugestões está relacionada a pleitos para a iniciativa privada ou favoráveis a empresas, mas à racionalidade no uso dos recursos públicos, à transparência da gestão e a eficiência da máquina administrativa. São proposições que devem ser consideradas no sentido de melhoria de indicadores, de administração dos recursos e de atendimento às demandas existentes”, reitera.
Durante o encontro, as lideranças comunitárias destacaram a importância da iniciativa. Os representantes de Associações de Moradores comentaram que também buscam mais atenção aos bairros e ao município como um todo, defendem uma gestão participativa e demonstram que é preciso mudar o conceito do voto. Justificam que não há mais espaço para barganhas políticas e trocas de votos por favores, mas sim uma ação integrada entre o Legislativo e o Executivo em torno do bem comum.
No encontro foram apresentados detalhes da campanha “Pra chamar de meu”, que busca a conscientização no momento do voto. Um dos desafios é a redução dos índices de abstenção, que no último pleito foi de 12%, e principalmente que se estabeleça maior vínculo entre eleitor e representante político, já que a maioria das pessoas sequer lembra para quem votou.
“O objetivo é motivar o voto consciente, para que as escolhas valorizem a qualidade da representação que o município merece. É uma atitude que visa contribuir com a evolução do processo eleitoral, o que também dependerá do nível das candidaturas apresentadas aos eleitores”, reitera Giuliano Donini.
A campanha “Pra chamar de meu” foi criada em parceria com o Escritório de Cinema e a agência CMC, e consiste em vídeos e materiais informativos divulgados em redes sociais entre os dias 16 de agosto e 1º de outubro, véspera da eleição.
Conheça, curta e compartilhe a campanha em www.facebook.com/prachamardemeujgs