Compartilhe
Desde o primeiro semestre de 2020 a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) atua para garantir a instalação do serviço de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Hospital Regional do Oeste (HRO). O resultado do empenho e dedicação de entidades empresariais e de pessoas físicas do Município que contribuíram financeiramente para manter a unidade de AVC em funcionamento enquanto os leitos não fossem homologados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou na quarta-feira (28): em ato em Chapecó, a governadora Daniela Reinehr anunciou que o processo de homologação da U-AVC está aprovado pelo Ministério da Saúde e será publicado no Diário Oficial da União nos próximos dias. Com isso, o HRO receberá R$ 1,6 milhão ao ano para atender os pacientes de acordo com protocolo específico para casos de acidentes vasculares cerebrais.
A governadora informou também que os gastos do HRO referente a alguns serviços realizados durante o primeiro trimestre deste ano serão ressarcidos, por meio de assinatura de uma Medida Provisória. Isso deve garantir fôlego financeiro ao Hospital.
O presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, destacou o empenho pessoal da governadora que levou a demanda ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantindo agilidade para o credenciamento do serviço junto ao SUS. “A atuação do Governo do Estado e da governadora foi essencial para essa conquista. É uma notícia de emocionar. Essa é uma necessidade antiga da nossa região”, assinalou. “Muitas vidas serão salvas”, acrescentou.
Akimoto salientou que o setor empresarial da cidade vinha auxiliando financeiramente para a manutenção dos atendimentos. “No ano passado, cerca de 300 pessoas acometidas de AVC foram atendidas no HRO. No fim do ano, chegamos a um momento crítico e precisamos tomar uma atitude drástica para que esse serviço fosse implementado no HRO. Desde janeiro, está funcionando e vidas foram salvas por conta do apoio da comunidade. Nós iríamos encerrar o projeto no fim de abril e, agora, esse recurso nos deu um novo ânimo. Esse serviço não vai parar nunca mais e salvará muitas vidas. Com certeza essa é uma grande conquista”, enfatizou, ao acrescentar que o hospital mais próximo com esse tipo de atendimento fica em Blumenau, a mais de 400 quilômetros de distância de Chapecó.
LEMBRE
Em março de 2020, a ACIC constatou que o Hospital Regional não dispunha de estrutura para atender pacientes com AVC: faltavam os leitos, os equipamentos, os medicamentos e os profissionais. Por isso, muitas pessoas acabavam ficando com sequelas pela falta de equipamentos adequados a um diagnóstico rápido e seguro, como essas emergências médicas exigem. Quando o protocolo de atendimento é aplicado nas primeiras horas, pode salvar muitas vidas e não deixar sequelas.
Para equacionar provisoriamente essa situação, a ACIC convocou seus associados para enfrentar mais esse desafio, pedindo a cooperação das empresas no sentido de doações financeiras para a instituição gestora do Hospital Regional do Oeste. Desse gesto surgiu o compromisso da ACIC apoiar a criação da Unidade de Cuidados Agudos do AVC do Hospital Regional do Oeste. Projeto ajustado entre a entidade e o HRO estabeleceu que a Associação Empresarial arcaria durante um trimestre com o pagamento da equipe médica composta de três neurologistas e medicação Alteplase.
Os recursos foram imediatamente empregados na aquisição de equipamentos, medicamentos e na contratação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para a ativação do setor, enquanto o HRO e a Secretaria de Estado da Saúde tratariam de formatar e encaminhar o processo para obter a habilitação desse serviço junto ao SUS. No dia 12 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde aprovou o cadastramento/habilitação de 15 Leitos AVC Integrais para o HRO e o projeto foi encaminhado para o Ministério da Saúde.
“Em menos de um mês do projeto em Brasília, tivemos a confirmação da homologação dos leitos pelo SUS. Mais uma vez, a união da classe empresarial e de toda a comunidade trouxe resultados importantes para Chapecó e todo o Oeste”, sublinhou, ao agradecer o Conselho Deliberativo da ACIC que aprovou o repasse dos recursos. “Fica também nosso reconhecimento ao CEC, Cesec, SICOM, SITRAN, entre outras entidades e empresas. Muita gratidão a todos que colaboraram nessa grande conquista”, finalizou Akimoto.