Compartilhe
Entender as necessidades do setor e avaliar as expectativas dos agricultores taioenses, é um dos objetivos da pesquisa realizada pela Câmara Técnica do Agronegócio, do Programa de Desenvolvimento Econômico Local de Taió – DEL. Durante os meses de julho e agosto, a secretaria da agricultura e alguns integrantes envolvidos com o setor agrícola, realizaram uma pesquisa com os produtores rurais de algumas localidades do município.
De acordo com a integrante da Câmara Técnica do Agronegócio, Luciana Niedermaier, a ideia da pesquisa é fazer um diagnóstico do meio rural. Saber quais atividades os produtores gostariam de desenvolver, além de suas atividades principais na propriedade. Saber se têm recursos para investir, não somente financeiro mas, principalmente, em área e mão de obra.
“Há muitas sugestões de incentivo para determinadas atividades, mas não tínhamos dados reais para poder analisar a viabilidade de cada uma. A pesquisa vem justamente pra isso, para entender se é possível desenvolver tais projetos”, explica Luciana ao complementar. “Fala-se muito em frango caipira, por exemplo, mas nós não estamos preocupados somente com a criação das aves e sim, com a viabilidade de todo o investimento necessário para que isso se concretize. Portanto, precisamos de dados mais precisos antes de decidirmos investir e/ou incentivar, essa ou aquela determinada atividade”, ressalta.
Com os resultados da pesquisa em mãos, a Câmara Técnica do Agronegócio deverá reunir-se nos próximos dias para compilar e discutir o trabalho, a fim de buscar alternativas para os agricultores de Taió.