Compartilhe
Três novos municípios deram mais um passo para a efetivação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) da FACISC. Desta vez foram Braço do Norte, Curitibanos e Campos Novos que estruturaram suas Câmaras Técnicas, apresentando os componentes que serão os responsáveis pelos projetos desenvolvidos localmente. Ao todo a criação dos três órgãos envolverá cerca de 300 integrantes voluntários, que serão responsáveis por transformar ideias de desenvolvimento em pré-projetos, resolver os principais gargalos do desenvolvimento local e viabilizar o Plano de Desenvolvimento Sustentável.
Em Curitibanos foram criadas oito Câmaras Técnicas, envolvendo cerca de 120 pessoas que irão compor as câmaras que contemplam as áreas de desenvolvimento industrial, desenvolvimento Rural, desenvolvimento urbano, desenvolvimento Social, logística e distribuição, desenvolvimento do turismo, educação empreendedora e polo da saúde. “Acredito que o DEL marcará positivamente a história de Curitibanos. Sem dúvida dentro de 10 ou 20 anos as mudanças relacionadas ao desenvolvimento local serão enormes, isso porque, diferente de outras ações, o DEL é composto por pessoas de vários segmentos, no entanto, cada um irá trabalhar no seu ramo. São mais de 120 pessoas trabalhando e projetando o desenvolvimento da cidade. É um projeto extraordinário”, destacou Amarildo Niles, presidente da ACIC Curitibanos.
Em Braço do Norte também foram criadas oito Câmaras Técnicas envolvendo ao todo 80 participantes. Para o presidente da Acivale, Roberto Michels, o município não é diferente de uma empresa, ou seja, precisa de planejamento, diretores, gerentes que conduzam as operações. “É necessário ter pessoas com cunho empresarial que auxiliem no planejamento das ações do poder Executivo e Legislativo e o programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) facilita esse processo de uma forma eficiente”, destaca.
Segundo o representante, no decorrer dos oito meses que iniciaram a implantação do programa em Braço do Norte, é notável a identificação e principalmente a insatisfação da sociedade com a gestão pública. “Nesse contexto, criamos o conselho do DEL formado por representantes de entidades e profissionais de diversas áreas que elencaram as prioridades e formaram diretrizes a serem executadas pelos poderes Executivos e Legislativos. Estamos entusiasmados e não temos dúvidas que o programa é um mecanismo que vai fazer o município ser diferente. As pessoas estão engajadas e dispostas a contribuir para o desenvolvimento da cidade”, concluiu o representante.
Em Campos Novos nove Câmaras técnicas foram criadas, reunindo 90 participantes. Os escolhidos integrarão as câmaras de desenvolvimento urbano, desenvolvimento industrial, desenvolvimento do comércio e serviços, inovação e tecnologia, desenvolvimento rural, meio ambiente, educação empreendedora, desburocratização. “Estamos desde 2015 trabalhando para implementar o DEL em Campos Novos. Acredito que é uma alternativa importante para o município, pois vem para distribuir as responsabilidade entre as entidade, a inciativa privada e o pode público. Fico contente em ver o engajamento e a participação de boa parte dos envolvidos hoje. Acredito que com empenho e trabalhando para o sucesso do programa alcançaremos os resultados esperados”, declara o presidente da Acircan de Campos Novos, Luiz Angelo Fornara.
O Programa
Um projeto da FACISC, o Programa Desenvolvimento Econômico Local tem por objetivo instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento das cidades catarinenses. Através do Programa, os municípios, unem iniciativa pública e privada para garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. Tudo feito em parceria e por meio da implementação da política de desenvolvimento sócio econômico.
Câmaras Técnicas
As Câmaras Técnicas são órgãos criados nos municípios e formados por lideranças voluntárias do setor em questão (agronegócios, comércio, indústria, serviços e assuntos temáticos, comunitários e outros), com o objetivo de transformar ideias de desenvolvimento em pré-projetos. O papel fundamental das Câmaras concentra-se em viabilizar o Plano de Desenvolvimento Sustentável.