Compartilhe
Nesta quinta-feira, 10, Acib (Associação Empresarial de Blumenau) promoveu uma reunião de sensibilização para a criação do “Innovation Board Blumenau” (IBB), em parceria com o Núcleo de Inovação da entidade. “Trata-se de um grupo de empresas que se reunirão regularmente na Acib, com o objetivo de identificar oportunidades e contribuir para o enriquecimento deste movimento, de modo a fortalecer o papel das empresas no ecossistema de inovação regional. Precisamos fortalecer e melhorar a performance de diversos pontos desse ecossistema, como: informação, internacionalização, investimentos, talentos, território, setores, sociedade, rede catarinense, nacional e internacional”, explica o diretor executivo da Acib, Charles Schwanke.
O grupo contará com suporte da InnoHuB, empresa de São Paulo que coordena esta iniciativa e é dirigida por Sofhia Harbs, quem criou e coordenou durante dois anos o Innovation Board da Câmara Alemã em São Paulo. Na reunião de sensibilização, Sofhia ressaltou que Blumenau é uma cidade com espírito empreendedor forte e abriga atualmente um grande movimento de inovação. Ela explicou que o IBB terá o envolvimento direto das empresas com as iniciativas de inovação da Acib. O grupo será formado por dez a 15 empresários, que se reunirão de oito a dez vezes ao ano. “As ações serão executadas de acordo com as demanda diretas da empresa”, apontou Sofhia.
A reunião contou ainda com a presença do executivo Wilson Brício, presidente da ZF América do Sul. Ele é também presidente da VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha) e um dos líderes da MEI – Movimento das Empresas pela Inovação da Confederação Nacional das Indústrias. Brício falou sobre o case do Innovation Board da Câmara Brasil Alemanha e a importância de se trabalhar nos níveis empresarial, governamental e institucional. Dentre as vantagens de participar do IBB, ele enumerou: troca de know how, networking, influência em entidades e governos, acesso à informação e visibilidade.
O próximo passo será fechar o grupo de empresas participantes e criar uma agenda de reuniões para 2016.