Compartilhe
A Associação Empresarial de Caçador – ACIC, apoia o tratamento precoce contra a Covid-19. O tratamento é disponibilizado desde março na rede pública de saúde de Caçador, e agora empresários querem levar para dentro das empresas. Um encontro entre especialistas e técnicos da saúde foi realizado na manhã de terça-feira (13), onde foi discutido o funcionamento do protocolo de tratamento precoce.
De acordo com o presidente da ACIC, Doutor Jovelci Gomes, o tratamento será ofertado em farmácias associadas da ACIC, com preço médio de R$ 60,00 podendo a própria empresa custear. “O maior bem de uma empresa é o seu funcionário. Sem seus funcionários uma empresa quebra. E a indústria tem sofrido muito com o afastamento de seus funcionários por Covid-19. É uma situação onde o funcionário sofre por estar infectado, e a empresa também sofre acompanhando a recuperação. Por esse motivo, vemos a importância de se ter um tratamento precoce. O que estamos propondo é que o cidadão não seja infectado e evite ocupar um leito de UTI. Isso iria desafogar o hospital e teria um custo muito menor para o SUS. O tratamento a própria empresa poderia bancar”, destacou o Doutor Jovelci.
De acordo com o presidente da ACIC, a definição do protocolo de tratamento precoce partiu de especialistas e dentro dos parâmetros da lei. Atualmente a ACIC possui cerca de 500 associados impactando 15 mil pessoas, que poderão aderir ao tratamento precoce. Os detalhes de como irá funcionar, devem ser divulgados nos próximos dias.
Um dos médicos na linha de frente na defesa do tratamento precoce, Alaor Lebelein, destacou que a iniciativa pode desafogar o hospital. “Nós entendemos que qualquer forma de proteção, de atenuar sintomas seja válida neste momento. Não podemos apenas ficar receitando dipirona e mandando as pessoas para suas casas, pois fazer isso seria o mesmo que não fazer nada. Temos que tentar frear a pandemia, e não deixar esse mal se agravar. Já existe suficiente comprovação de muitos medicamentos que já estavam disponíveis e que podem ajudar a evitar a contaminação pela Covid-19. Nós sabemos de seu funcionamento cientificamente comprovado para outras doenças, porque não usá-los para evitar outro mal, podendo assim diminuir a chance destes pacientes necessitarem de internação”, destacou o médico.
O secretário de saúde de Caçador, Roberto Marton, salientou que na rede pública de Caçador, receitar o tratamento precoce é uma opção do médico que está à frente do paciente. “Nós vivemos uma pandemia mundial, momentos difíceis. Todas as ações que são para a construção de uma saúde melhor, podendo-se buscar alternativas, temos que fazer. A secretaria convocou uma equipe de profissionais onde fizemos um protocolo e esse protocolo está à disposição dos médicos para usarem quando acharem necessário. Nós temos que respeitar que a decisão da prescrição médica é única e exclusiva do médico. Nós, gestores, não podemos determinar as decisões do médico. Mas a secretaria disponibiliza as medicações na farmácia do município sendo prescrita pelo médico”, destacou.
Os detalhes de como será a disponibilização no mercado do kit de tratamento precoce serão divulgados nos próximos dias.