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Proporcionar aos associados oportunidades de crescimento. Esse é um dos objetivos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), que disponibilizou a apresentação do Programa Go To Market, do Sebrae/SC. Por meio dele os empreendedores têm a oportunidade de receber capacitação, consultorias e qualificação, a fim de aumentar a competitividade dos negócios. O programa também tem objetivo de estruturar as pequenas empresas para que conquistem possibilidades reais de crescimento no mercado internacional.
Neste ano, o programa está na 4ª edição com atividades ainda mais completas. Entre elas, roadshows híbridos em todo o estado, curso de língua inglesa voltado para business, avaliações de maturidade internacional das empresas, rodadas de negócios, além dos webinars, palestras, lives e workshops setoriais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link http://sebrae.sc/gtm.
O Go To Market ainda disponibiliza 17 webinars de internacionalização e competitividade, dois workshops voltados para o setor de alimentos e bebidas, além de negócios realizados com a Embaixada Americana. Outro benefício é o subsídio de 50% do Sebrae/SC para os pacotes das missões internacionais para: Zythos Beer (Bélgica, em abril), Pitti Bimbo (Itália, em junho) Collision (Canadá, em junho), Colombiamoda (Colômbia, em julho), Coterie (Estados Unidos, em setembro), Anuga (Alemanha, em outubro), SAIE (Itália, em outubro) e WebSummit (Lisboa, em novembro).
O programa, em suas edições anteriores, contemplou setores específicos com ações mais aprofundadas, como de alimentos e bebidas, moda, construção civil e tecnologia. Como novidade para 2023, tem uma jornada de expansão internacional focada em empresas de tecnologia e startups. As empresas participantes desses dois segmentos têm a oportunidade de aplicar um método de expansão internacional.
Além disso, os participantes também têm acesso ao Programa Go Global Tech, desenvolvido especialmente para empresas de tecnologia, startups e scaleups. O objetivo é proporcionar resultados concretos, focando na construção de estratégias e modelagem de operações, que permitem trazer sucesso internacional e mitigar os riscos e retrabalhos ao longo do processo de internacionalização.
“Queremos que as micro e pequenas empresas ultrapassem fronteiras para novos desafios. Ultrapassar fronteiras indica que a empresa esteja preparada do atual nível para o próximo e assim sucessivamente. O Go To Market não tem uma visão de apenas exportação, pois sempre falamos da internacionalização com ganho da competitividade porque importar ou exportar é uma consequência do processo competitivo e reflete em ganho de mercado nacional e internacional”, avalia o Gerente de negócios do Sebrae/SC, Filipe Gallotti.
A diretora de Relações e Negócios Internacionais da ACIC, Bruna Furlanetto, frisa que Chapecó já se destaca com empresas que exportam para países de todos os continentes. “Sabemos que nem sempre são transações fáceis de entender para quem está iniciando ou pretende começar. A ACIC e o Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da entidade têm diversas parcerias para facilitar a compreensão e apoiar as empresas nesse processo de internacionalização e contribuir para abrir portas para as empresas”, realça, ao acrescentar que por meio do Go To Market os empreendedores têm a oportunidade de receber capacitação, consultorias e qualificação, a fim de aumentar a competitividade dos seus negócios.
Mais informações no site sebrae.sc/gtm, pelo telefone (48) 3221-0861 ou pelo e-mail internacionalizacao@sc.sebrae.com.br.