Associações Empresariais do Extremo Oeste reúnem-se em plenária regional em Tunápolis




Reunidos para a última reunião plenária de 2022, os representantes das associações empresariais do Extremo Oeste iniciaram o encontro com uma visita técnica a cervejaria Park Beer onde puderam conhecer o processo de produção e um pouco do potencial do setor na região. 

O proprietário, Luiz Baumgratz enalteceu que a pandemia foi o que impulsionou a criação de uma nova fábrica, pois antes a produção era em pequena escala e para atender aos próprios eventos do empreendimento Eventos Park Baumgratz, uma iniciativa para fortalecer o turismo que ele inaugurou há pouco tempo.

Na sequência, os empresários e lideranças das associações empresariais da região participaram de um painel empresarial sobre empreendedorismo e inovação com os empresários Leiliane Pietro Biazi, da Chocolates Di Pietro de Santa Helena, e Luiz Baumgratz e sua filha, a sucessora, Marciele Baumgratz, da empresa Eventos Park Baumgratz e Cervejaria  Park Bier que contaram sobre os desafios de empreender, a dificuldade com a mão de obra e essencialmente sobre a importância de fortalecer o empreendedorismo como ensino curricular.

Marciele contou que tinha desejo de ser professora, mas que os valores ensinados em casa a fizeram decidir por assumir os empreendimentos da família. Já Leiliane, contou que tem aprendido muito e o relacionamento é o que tem feito muito a diferença. As pessoas e a entidade associativa ajudam muito no desenvolvimento pessoal e do negócio. Baumgratz ressaltou a importância de focar nos negócios, usar a tecnologia para melhorar a qualidade e os processos e que é preciso investir para ter resultado. 

Na sequência, as lideranças se reuniram para a plenária regional onde discutiram sobre assuntos institucionais, o Programa Empreender,  as Soluções Empresariais, o turismo regional e o movimento Pró Ponte.

“Tivemos uma plenária muito rica, com temas de alta relevância. Retomamos alguns temas importantes como o Programa Empreender, com a presença do diretor Allan, que apresentou uma forte reformulação interna bem como a intenção de termos mais um consultor para nossa regional para melhorarmos o atendimento aos núcleos. Tivemos ainda a participação de membros do Ceme e Cejesc.  Além disso, o debate sobre turismo regional também avançou para podermos criar o tão sonhado núcleo regional deste setor que cresce e tem um potencial gigante para nossa economia. E como um dos pleitos prioritários do Voz Única, também foram compartilhados avanços do movimento Pró-ponte e o pedido engajamento para reivindicarmos recursos da bancada catarinense para a execução da obra, que já têm a elaboração do projeto em andamento”, avaliou o vice-presidente regional Maikel Frey.

A reunião também contou com a presença do vice-presidente Elson Otto, dos diretores Allan Kreutz e Sérgio Matte, além das consultoras Márcia e Geisilaine. “Tivemos uma excelente presença das ACIs e de todas as diretorias. Isso mostra a força e união da nossa regional. Estou extremamente feliz pelas evoluções e pelo que projetamos de ações para o próximo ano”, completou Maikel.