Aeroporto Regional de Caçador é pauta da Reunião Plenária do Meio Oeste




A Facisc realizou nesta terça-feira, 27/4, a Reunião Plenária Regional do Meio Oeste, que contou com a participação dos presidentes, diretores e colaboradores das associações empresariais da região, do presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, diretores e equipe da Federação. um dos principais temas discutidos foi o Aeroporto Regional de Caçador.

Roberto Marton, secretário da Prefeitura Municipal de Caçador, fez uma apresentação técnica sobre o aeroporto. “O aeroporto é chave que abre novos caminhos para o desenvolvimento econômico regional”. Marton explicou sobre o regramento do eixo da pista aviação regional, nacional e aeroporto de carga, já que o estado tem um problema com carga aérea. Santa Catarina só tem 5% do fluxo voltado para carga aérea. O orçamento para as obras é de aproximadamente de 42 milhões e cerca de 13,6 milhões já estão liberados. “O aeroporto é um projeto construtivista que deve ser abraçado por todos nós porque é um projeto de todos nós”, destacou o secretário.

Henrique Basso, vice-presidente da Regional Meio Oeste, destacou o trabalho da atual gestão da Facisc, através da atuação do presidente e da diretoria, com o planejamento estratégico e as plataformas de atuação. Basso falou sobre a atuação da Acic de Caçador e da regional na pandemia, como a arrecadação para o aparelhamento do Hospital da cidade e do atendimento de telemedicina oferecido pela associação. “A Acic tem dois profissionais contratados para atendimento de telemedicina para evitar que as pessoas precisem de internação hospitalar”.

Durante a reunião, o ex-presidente da Acic, Moacir José Salamoni fez um agradecimento especial à diretoria e equipe da Acic, da Facisc, ao fazer uma transmissão de cargo simbólica ao novo presidente da Acic, Jovelci Gomes, qtue falou sobre as dificuldades da região e os desafios que a classe produtiva que têm pela frente. “Estamos há 40 anos brigando por um aeroporto na região. Não estamos na estrada. Precisamos de uma reforma tributária urgente”.
Sérgio Rodrigues Alves, destacou sobre atuação da Facisc e disse que a entidade está num ritmo acelerado. “Tinha como meta apresentar 10 novas soluções nesta nossa gestão. Já temos oito associações lançadas do início do ano até agora”.

A diretora de Integração da Facisc, Janelise Royer do Santos, está coordenando as plataformas de ação da Federação. “Nosso objetivo é integrar e promover cada vez mais a união do nosso Sistema”.
A consultora regional do Empreender, Eliane Lopes apresentou os resultados e projetos para desenvolvimento dos núcleos empresariais da região. Já a consultora de Atuação Regional, Larissa Schutz, destacou as atividades realizadas no período, como a realização de 70% da realização dos planejamentos das associações da região. O consultor comercial da Facisc, Léo Wordell, falou sobre as soluções empresariais lançadas recentemente pela Facisc.