Compartilhe
Na segunda-feira, 15, a Associação Empresarial de Itajaí realizou sua primeira reunião plenária de 2016 abordando temas de suma importância para o desenvolvimento de nossa cidade e região.
O Superintendente do Aeroporto Internacional de Navegantes, Edson Antunes Nogueira, apresentou um panorama geral sobre a aviação civil, além de dados bem interessantes sobre o aeroporto de Navegantes.
De acordo com o Superintendente, o aeroporto de Navegantes cresce a uma média de 12% ao ano. Em 2015, houve a movimentação de passageiros atingiu a marca de 1 milhão 480 mil e a previsão é de que em 2016 este número atinja a marca de 1 milhão e 650 mil. Considerando exclusivamente os processadores de embarque e desembarque, “estamos operando respectivamente com 206% e 311% acima da capacidade operacional”. Por esse motivo, urge a necessidade da ampliação do aeroporto, que compreende 3 novos portões de embarques, a revitalização da atual pista de pouso, a construção de muro patrimonial, a alteração do acesso viário, a construção de uma pista com 2.600 metros, para poder receber voos internacionais; o que ainda não aconteceu , considerando a sua internacionalização ocorrida em 2004.
A primeira fase do projeto está orçado em 22 milhões de reais e, se a obra fosse iniciada hoje levaria apenas 18 meses para ser concluída. O Superintendente esclarece que o projeto está pronto, porém não há verba para ser implantado.
Os maiores apelos para a nossa região, segundo Nogueira, são o turismo e a logística. No entanto, as pessoas não consideram que o aeroporto também tem uma função muito importante, além de pousos e decolagens, que é servir de apoio para situações graves de emergências e catástrofes, como ocorrida na enchente de 2008, quando chegaram mantimentos através do aeroporto, exemplificou Nogueira.
Comercialmente, é um impulso para a região que o aeroporto seja ampliado, pois atualmente são mais de 50 empresas instaladas no Aeroporto Internacional de Navegantes e mais de 100 contratos geridos, são mais de 40 empresas instaladas no entorno do Aeroporto Internacional de Navegantes que se beneficiam de suas atividades diretamente. Cerca de 55 empresas instaladas em Navegantes utilizam o Terminal de Cargas do aeroporto. O aeroporto gera mais de 1.000 empregos diretos, entre orgânicos (Infraero), concessionários e terceirizados. Estima-se que as principais empresas do entorno gerem aproximadamente mais 500 empregos diretos.
Com essa ampliação será possível oferecer novos voos em horários e datas de grande demanda.
Todos no Combate a Dengue
O Secretário Municipal da Saúde, Osvaldo Gern, durante a reunião plenária da ACII, que aconteceu nesta segunda-feira, 15, sobre a situação em Itajaí do controle do mosquito aedes aegypti, principal vetor da Dengue, Zyka e Chikungunya.
Houve um aumento alarmante de focos do mosquito de 2014 para 2015:
Em 2014 – 3 casos de dengue registrados, com 12 agentes envolvidos no trabalho de orientação a população.
Em 2015 o número de casos subiu para 3.658, em consequência o número de agentes passou para 76.
Nos primeiros dois meses de 2016 foram registrados 5 casos de dengue no município.
Segundo o Secretário, os focos não estão concentrados apenas em um local da cidade, são encontrados em vários bairros. Isso mostra a importância do envolvimento de toda a população.
A prefeitura implantou um plano de ação no combate ao mosquito aedes aegypti, destacando-se:
— aumento do quadro de agentes
— decreto de emergência
— criação do gabinete de crise
— utilização dos recursos do carnaval no combate ao mosquito – 400 mil reais
— participação do exército no combate a dengue
— capacitação de rede da atenção básica
— capacitação da rede municipal de educação
— capacitação realizadas em empresas
— mutirões de limpeza – 2.500 caminhões
— campanha educativa nas sinaleiras (Dia D)
— lei da dengue
“O poder público não pode cuidar do quintal de cada cidadão itajaiense, poderá orientar e vistoriar, mas a responsabilidade principal é de cada morador”, segundo o secretário.
Fonte: Associação Empresarial de Itajaí