Compartilhe
Discutir as demandas pertinentes à região do Extremo Sul Catarinense, como: segurança pública, aumento da capacidade de distribuição de energia elétrica e implantação do curso de Medicina no campus da UFSC de Araranguá. Este foi o principal objetivo da Reunião Plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, sediada pela ACIVA, no início desta semana.
Ministrada pelo Vice-Presidente Regional da FACISC, Joi Luiz Daniel, a reunião contou com a presença de presidentes e representantes de grande parte das Associações Empresariais da região. O presidente anfitrião, Kleber Frigo, abriu as discussões da noite, destacando as principais bandeiras de trabalho da ACIVA.
“Estamos em constante luta pelo término da obra da BR -285, que nas últimas semanas tem tomado proporções muito maiores, devido ao engajamento de lideranças não só de nossa região, mas também do Rio Grande do Sul. Além disso, outra luta pertinente de nossa entidade, nos últimos dias, tem sido a busca pela permanência da sede da Receita Federal em Araranguá”, afirmou.
No âmbito da Segurança Pública, Frigo destacou a implantação do Fórum Municipal em Araranguá, que é composto por lideranças de diversas entidades, que é coordenado pelo advogado e também presidente da OAB, Laércio Júnior.
Nos temas educação e saúde, a principal bandeira não só de Araranguá, mas de toda a região do Extremo Sul é a implantação do curso de Medicina no campus da UFSC da Cidade das Avenidas. Para reafirmar sua efetivação, o diretor do campus, Eugênio Simão, fez uso da palavra e destacou o papel desempenhado pela ACIVA durante este processo. “Eu até brinco que é quase como se a Associação estivesse dentro da Universidade fazendo a gestão conosco. É uma parceria muito importante para nós, não apenas nos momento de alegria, mas também nos de batalha por melhorias e na resolução de problemas”, ressaltou.
Entre as falas dos demais presidentes, mantiveram-se as mesmas bandeiras. O presidente da Associação Empresarial de Içara, Filipe Pavei, acrescentou a necessidade de se aumentar a capacidade de distribuição de energia elétrica na região. “Nosso município tem a tarifa de energia mais cara do país e nosso serviço fica muito aquém da demanda que precisamos suprir. Por isso, esta é uma luta constante de nossa entidade”, afirmou.
Já o presidente da ACIC, César Smielevski, destacou a importância da atuação das Associações Empresariais nas eleições municipais. “Precisamos estar atentos, acompanhando os planos de governo, inclusive registrando-os em cartório, para que depois possamos cobrar suas ações. Além disso, é importante que apresentemos nossas demandas e realizemos, ainda, uma campanha conscientização da sociedade e demais entidades para chamar atenção sobre o poder que temos em nossas mãos”, ressaltou.
Entre as presenças na reunião estiveram ainda os presidentes e representantes de Sombrio, Forquilinha, Nova Veneza e Orleans, além de integrantes da Câmara da Mulher Empresária de Criciúma, do Conselho da Mulher Empresária e do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor. Da ACIVA, participaram também diretores e integrantes dos núcleos da entidade. A próxima reunião plenária ocorre no dia 14 de setembro, em Forquilinha.
Importância destacada
Ainda durante a reunião, o consultor Regional da Federação, Timóteo Paes, destacou a realização de algumas ações comuns entre as entidades. Entre elas, o projeto Associativismo de Resultado – uma campanha publicitária que visa reforçar a importância, os benefícios e a abrangência das ACIS na região.