Compartilhe
A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) realizam na manhã desta segunda-feira (29) uma Reunião Regional das Agroindústrias.
O evento iniciou com apresentação do Serviço de Inspeção da Cidasc, com o gestor Regional, Claudio Trombeta. Trombeta explanou sobre a certificação da Cidasc e a importância dela para o crescimento da indústria. “Temos que fortalecer e não para atrapalhar, por isso é preciso caminhar a frente com a documentação. Hoje o processo é inverso. O que deveria sair em uma semana, há casos que leva anos e uma empresa pode quebrar nesse período todo”, afirmou.
Conforme Trombeta, hoje são cinco etapas necessárias para certificação, que permite a venda intermunicipal, interestadual e também internacional, dependendo de cada classe de inspeção. Hoje, conforme o gestor, a Cidasc tem atuado para ampliar o número de certificações, permitindo o fomento da economia local e o crescimento das agroindústrias.
Ainda participou do encontro, o médico veterinário da Cidasc, Milton Kasper, que falou sobre a importância da defesa e do controle sanitário, especialmente no Oeste Catarinense, considerada uma região de risco. “Toda produção de alimento pode ser prejudicada se a defesa falhar. É preciso controle na entrada da matéria prima e também na saída do alimento industrializado, por meio da certificação”, esclareceu.
Kasper ainda explanou sobre o histórico sanitário de Santa Catarina, entre eles os casos de aftosa e peste suína, erradicadas no Estado. Ainda, doenças que ainda afetam os rebanhos como a raiva, tuberculose e brucelose, que podem atingir animais domésticos e humanos. “A inspeção tem 100 anos e ainda estamos longe de chegar onde já deveríamos estar”, afirmou o médico veterinário.
No encontro, que teve a participação de empresários da região, foi discutida a criação de um Núcleo do setor, ligado a Acismo. Neste momento, explanaram, sobre associativismo, o presidente Cesar Augusto Signor, e sobre o Programa Empreender, com o consultor Olavo Prass.
Ficou definida uma nova reunião na próxima terça-feira (06), às 19h30, para efetivamente decidir sobre a criação do Núcleo ligado ao setor.