Compartilhe
A Associação Empresarial (Acisbs) formalizou na segunda-feira, 12, durante a reunião de diretoria, a entrega do protocolo de intenções aos quatro candidatos a prefeito de São Bento do Sul: Antonio Tomazin (PSDB), Clarice Foleto (PDT), Fernando Tureck (PMDB) e Magno Bollmann (PP). A entrega do documento foi realizada pelo presidente da Acisbs, Mario Nenevê e a reunião contou com a participação de membros do conselho superior, conselho deliberativo, conselho consultivo e imprensa. O protocolo reúne 12 itens com foco no desenvolvimento econômico, no cumprimento do Plano Diretor, mobilidade urbana, saúde, segurança pública entre outras áreas.
“Com o documento esperamos o compromisso do candidato eleito em tratar dos temas durante sua gestão, e nós vamos acompanhar com encontros periódicos” destacou o presidente. Além da apresentação do protocolo de intenções, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Bento do Sul (Codesbs), Evandro Muller de Castro, apresentou e entregou um documento que também formalizou as recomendações do conselho.
Próxima agenda – no dia 26.09 acontece o debate sobre o protocolo de intenções com a participação de todos os candidatos, às 17h30, na Acisbs.
Dinâmica do debate – a ordem de cada candidato a prefeito se manifestar será por meio de sorteio e cada um terá 30 minutos para falar dos itens do protocolo de intenções. Posteriormente, eles irão responder as perguntas da plateia. O encontro será conduzido por um moderador.
Conheça o protocolo de intenções 2017/2020:
- Interagir com o Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Bento do Sul (Codesbs), via secretaria de desenvolvimento econômico, como fórum permanente de discussão dos temas estratégicos do município e manter orçamento com efetivo repasse ao Conselho.
- Continuidade de revisão participativa no desenvolvimento urbano municipal, do Plano Diretor, tais como:
- a) Implantação definitiva do Instituto de Planejamento Urbano de São Bento do Sul, sob forma de autarquia exclusiva para este fim, priorizando a elaboração de plano viário (I) (II) (III) e de mobilidade urbana integrado com o Plano Diretor.
(I) Projeto de abertura e pavimentação da via do Contorno Norte (ligação da Rua Antônio Kaesemodel com a Rua Augusto Wunderwald).
(II) Acesso Sul, ligação entre os bairros Rio Negro e Serra Alta, Ruas Alexandre Frankenberger e Francisca Ruekl, conforme previsto no Plano Diretor vigente.
(III) Continuação do acesso entre a Rua Gustavo Eichendorf e Rua Padre Henrique Muller – trevo de Curitiba até a Rua Antônio Kaesemodel.
- b) Diagnóstico socioambiental regularizando as áreas urbanas consolidadas, com recadastramento de edificações, conforme georreferenciamento.
- Operacionalizar a estrutura de licenciamento ambiental municipal.
- Consolidar a Fundação de Ensino, Tecnologia e Pesquisa (Fetep) como foco de uma política de desenvolvimento com o parque tecnológico.
- Fixar cronograma para a continuidade do projeto de implantação do esgoto sanitário.
- Implementar ações que visem a sustentabilidade do Hospital e Maternidade Sagrada Família (HMSF) com atendimento do SUS, bem como estratégias que integrem o atendimento hospitalar com os postos de saúde municipal.
- Escolha adequada de secretários para cada pasta visando uma gestão eficaz, buscando entre outros: a) ações integradas com a comunidade b) otimização dos recursos públicos sem interferir na qualidade do serviço. c) racionalização de despesas de custeio com a estrutura de pessoal.
- Iniciativas para reduzir a carga tributária de âmbito da prefeitura com relação ao Imposto Sobre Serviço (ISS), de modo a contemplar empresas inovadoras e evitar que optem por se instalar nas cidades com menor tributação.
- Iniciativas para a sustentabilidade da Promosul com promoção de projetos, visando potencializar sua estrutura física com retorno a comunidade do município.
- Liderar ações que proporcionem a integração das associações de pais e professores, associações de bairros e escolas públicas municipais no sentido de promover atividades para ocupação esportiva e de lazer dos adolescentes, dotando de estrutura de pessoal para esta finalidade e com parceria público-privada na utilização dos equipamentos.
- Envolver-se como participante ativo no desenvolvimento de ações conjuntas com entidades específicas visando o fortalecimento do turismo regional.
- Interagir com organismos competentes em nível municipal, estadual e federal a fim de que a segurança pública seja sustentável para assegurar tranquilidade à população. (Posicionamento a favor que São Bento do Sul tenha garantida a implantação efetiva de uma Unidade Prisional Avançada (UPA) a propiciar a verdadeira reintegração social dos punidos pela lei).