Compartilhe
Defendendo a missão de promover e incentivar o desenvolvimento social, econômico e sustentável do meio-oeste de Santa Catarina, a Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC) é favorável à manutenção das atividades da Unidade da Brasil Foods (BRF) de Herval d’Oeste que possui mais de 80 anos de história, sendo considerada fábrica referência nacional pelos números conquistados ao longo desse período.
Conforme as informações recebidas por meio de nota oficial da multinacional, o setor de abate de suínos será totalmente transferido de Herval d’Oeste para a Unidade de Campos Novos até o dia 20 de setembro deste ano. Segundo os dados do Sintricajho – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne e Derivados, Indústrias Alimentação e Afins de Joaçaba e Região, serão mais de 300 empregos diretamente afetados pela mudança estratégica definida pela empresa. A direção da empresa afirmou que os colaboradores deste setor serão convidados a trabalharem em Campos Novos e serão transportados de ônibus diariamente até aquela unidade que fica a cerca de 35 Km do centro de Herval d’Oeste.
Existia também a possibilidade do setor de produção e industrialização de embutidos também ser transferido para outras unidades da BRF. No total, mais de 1200 colaboradores, diretos e indiretos, seriam afetados com a possível desativação da unidade mediante a transferência de todos os setores.
Em virtude da falta de informações por parte da Diretoria da Empresa, a ACIOC fez parte de uma comitiva que esteve em audiência com o Governador Raimundo Colombo na tarde de quarta-feira (09) em Florianópolis. “Foi a oportunidade que encontramos para buscar apoio em prol da manutenção dessa unidade em Herval d’Oeste”, explicou Mircon Roberto Becker, presidente da Entidade.
Por volta das 15:15h, a Comitiva formada pelos Prefeitos de Herval e Joaçaba, vice de Luzerna e Herval, Presidente do Sintricajho e representantes de entidades sociais, se reuniu com o Governador Raimundo Colombo para explicar a importância econômica e a relevância social que a Unidade da BRF possui em Herval d’Oeste e em todo o meio-oeste de Santa Catarina. Mediante a situação apresentada, Raimundo Colombo conversou, por telefone, com o Presidente Executivo da BRF, Pedro Faria, que confirmou ao Governador que nenhum outro setor, além do de abates, será transferido para outras unidades. “O Pedro me garantiu que não há nenhum interesse da empresa em desativar a unidade de Herval d’Oeste. Apenas o setor de abates será transferido para Campos Novos por meio de uma decisão estratégica da empresa”. De acordo com Colombo, “foi o que ele (Pedro) me pediu para que fosse repassado, tranquilizando toda a comunidade de Herval d’Oeste e região que, direta ou indiretamente, se beneficia com a BRF”, completou.
Conforme o presidente da ACIOC, a informação foi um alíveo para toda a região. “Após muitas dúvidas, tivemos a confirmação de que os outros setores da unidade de Herval d’Oeste, como os embutidos, não serão transferidos mantendo assim arrecadação de impostos e geração de empregos, direta e indiretamente, para o município e região e, evitando graves problemas sociais e econômicos que poderiam ser gerados com a desativação total desta unidade fabril”, explicou.
ACIOC continuará acompanhando o caso
“Nos manteremos vigilantes sobre as próximas decisões da empresa. Nosso objetivo, enquanto Associação Empresarial, é que a unidade permaneça em Herval gerando emprego, renda e desenvolvimento para toda a região meio-oeste de Santa Catarina”, completou Becker.
Fonte: Assessoria de comunicação ACIOC