Compartilhe
Nesta semana, reuniram-se empresários, representantes de entidades de classe e convidados para a apresentação das propostas da “Agenda de Desenvolvimento da Indústria Regional” e o lançamento do “Portal Setorial” para a região meio-oeste de Santa Catarina. O evento foi promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina em parceria com a Associação Comercial e Industrial Catarinense (ACIOC) e o Polo Inovale.
Na oportunidade, os participantes conheceram o “Portal Setorial” desenvolvido pela FIESC e todas as suas características e mecanismos de trabalho. Na plataforma digital, disponível em www.portalsetorialfiesc.com.br , é possível encontrar diversas informações atualizadas sobre a indústria catarinense, entre elas, indicadores, tendências, fomento, panorama econômico, comércio exterior, emprego, escolaridade, saldo de empregos e perfil dos municípios. A presidente da ACIOC, Tânia Durigon, avaliou positivamente o mecanismo de informação para o empresário. “É uma grande oportunidade para o empresário conhecer e entender melhor o cenário econômico, buscar oportunidades para o seu negócio e acompanhar as tendências de mercado. Além disso, uma importante ferramenta que pode ser usada nas escolas e universidades como fonte de informação e desenvolvimento”, completou.
Para o empresário e vice-presidente regional da FIESC, Márcio Luiz Dalla Lana, O Portal Setorial pode ser considerado um importante mecanismo de desenvolvimento da região. “Reforço aqui que as informações contidas neste Portal são preponderantes para apurarmos as características, as realidades de cada município e criarmos estratégias para promover o incentivar o desenvolvimento da região por meio de dados e informações oficiais”, afirmou.
Neste sentido, a Diretora do SESI para as regiões de Joaçaba e Concórdia, Rosane Kunen, afirmou que a partir de agora o objetivo é intensificar a divulgação. “Vamos criar algumas estratégias para fortalecer o acesso do empresário a estas informações e torna-las úteis no processo de análise de mercado, fortalecimento do setor, definição de investimentos e acompanhamento das realidades locais e estaduais”, disse.
Prioridades para o Desenvolvimento Regional também foram validadas
Na ocasião, os participantes também tiveram a oportunidade de revalidar as prioridades para o desenvolvimento da indústria regional. As informações relacionadas a sete setores: Capital Humano, Infraestrutura, Internacionalização, Investimentos e Políticas Públicas, Mercado, Saúde e Segurança, Inovação e Empreendedorismo, foram apresentadas e as sugestões foram colhidas pela equipe da FIESC. Nos próximos dias, um novo documento, com as propostas mantidas e as sugestões apresentadas deverá ser divulgado aos empresários.