ACIJ sedia reunião plenária da Regional Norte da FACISC




A Regional Norte da FACISC promoveu reunião plenária das associações empresariais da região na noite desta terça-feira, dia 17 de agosto, na sede da ACIJ, em Joinville.
A pauta central do encontro foi o compartilhamento das parcerias que a ACIJ tem realizado com o poder público nas esferas municipal, estadual e federal.
A agenda foi conduzida pelo vice-presidente da Regional Norte da FACISC, Alcidir Boaretto. “Estamos realizando visitas às entidades da região para conhecer de perto as demandas das cidades e detalhar como as associações têm conduzido as soluções com o poder público”, explicou Boaretto.
O presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, destacou que em um cenário de recursos escassos o diálogo e a parceria são os melhores caminhos para a busca de soluções para fortalecer o setor produtivo e melhorar a qualidade de vida da comunidade.
“Como tivemos a oportunidade de dizer na agenda que tivemos no dia 6 de agosto com o presidente da República, a ACIJ é uma entidade que tem como vocação cobrar e acompanhar ações do poder público para o desenvolvimento econômico e social. Mas que também sabe contribuir e participar para viabilizar as melhores soluções”, afirmou Corsini.
Confira alguns exemplos de interlocução com o poder público compartilhados no encontro:

SAÚDE
Suporte à a Secretaria Municipal de Saúde de Joinville com diversas ações para mitigar a crise sanitária provocada pela pandemia. Destaque para a entrega de 110 novos leitos (83 para o Hospital Municipal São José e 27 em uma Unidade de Pronto Atendimento) que ficam de legado da entidade para a comunidade. A entidade também articulou ações como a Central de Triagem na Tupy (posteriormente transformada em Central de Vacinação) e doações de respiradores, BIPAPs e testes, entre outros recursos para a área da saúde.

INFRAESTRUTURA
Articulação com Estado e Prefeitura para elaboração de projetos para o Eixo de Desenvolvimento Norte. A parceria iniciada há um ano já está rendendo frutos, como o lançamento do edital para realização das obras do elevado que integrará a duplicação das rodovias Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister. Abertura do Eixo K, abertura e duplicação da avenida Almirante Jaceguay e duplicação do trecho urbano da rua Dona Francisca e da rua Edmundo Doubrawa são outras ações em andamento.

EMPREGO
Parceria com SESI, FIESC, CEPAT e Prefeitura para elaboração de um programa de desenvolvimento profissional que ajude, de um lado, a recolocar no mercado de trabalho quem está sem emprego e, de outro, a oferecer mão de obra qualificada para as empresas preencherem suas vagas para ampliar capacidade de produção. Projeto será apresentado nesta segunda-feira, dia 23 de agosto, na Reunião do Conselho da ACIJ, aberta a associados parceiros e comunidade.

REPRESENTATIVIDADE
O Conselho das Entidades Empresariais de Joinville (formado por ACIJ, ACOMAC, AJORPEME e CDL) será parceiro do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina em campanhas de conscientização da importância do voto para legitimar o processo democrático. Objetivo é estimular os jovens a fazerem o primeiro título e os moradores que vieram de outras cidades a transferirem o domicílio eleitoral. Em um segundo momento, durante a campanha eleitoral, o Conselho das Entidades vai estimular a qualificação do voto, incentivando a participação nas urnas e defendendo o voto em candidatos de Joinville e região, para aumento da representatividade política.

ANIVERSÁRIOS
Durante a agenda de terça-feira, o vice-presidente da Regional Norte da FACISC entregou à ACIJ um banner alusivo aos 50 anos da entidade que congrega todas as associações empresariais de Santa Catarina.
E o presidente da ACIJ entregou às associações empresariais o livro sobre os 110 anos da entidade: “ACIJ na História de Joinville – 110 Anos de Legados Econômicos e Sociais”.
Participaram da agenda, de forma presencial ou online, representantes das associações empresariais de Massaranduba, Garuva, Itapoá, Guaramirim, São Francisco do Sul, Araquari, Jaraguá do Sul, Corupá e Schroeder, além de Joinville.