Compartilhe
O trabalho da Polícia Militar de Itajaí foi pauta novamente na reunião Plenária da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), nesta segunda-feira, 02 de maio. Na ocasião, a PM apresentou o panorama dos trabalhos realizados desde que o tenente-coronel Ronaldo de Oliveira assumiu o comando o 1º Batalhão da Polícia Militar, no fim de fevereiro. Além disso, representantes de associações de moradores, líderes comunitários e demais entidades tiveram a oportunidade de colocar as necessidades de cada bairro ao novo comando.
A proposta de realizar a reunião na ACII partiu da PM, em razão das solicitações da comunidade. O tenente-coronel Ronaldo detalhou a estrutura atual da PM em Itajaí, que por exemplo, conta com 1 policial para cada 1.153 habitantes, sendo o ideal preconizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) 250 pessoas por PM. Outro dado apresentado, foi a quantidade de prisões realizadas nos últimos meses, que chegaram a 563. “A PM de Santa Catarina é a que mais prende. O problema é que logo em seguida os criminosos estão nas ruas”, destacou o tenente-coronel, ao observar que o principal problema atualmente, além de efetivo, são as falhas na legislação na brasileira.
Já a queixa dos representantes comunitários se deu principalmente pela falta de policiamento nos bairros. A resposta do tenente-coronel é que os esforços do comando são para que 30 novos policiais sejam remanejados para a cidade. Além disso, ele falou da medida paliativa que tem sido posta em prática no momento, onde os policiais que atuam no administrativo são postos na rua para realizar operações especiais, na ação chamada “fecha quartel”.
Por fim, foi definido que outras reuniões do gênero irão acontecer e representantes da Polícia Civil e do Poder Judiciário serão convidados a participar. O presidente da ACII, Eclésio da Silva, frisou que a entidade está de portas abertas para sediar os encontros e apoiar no que for necessário.