Compartilhe
Aproximar-se das empresas de todas as regiões da cidade, dar voz aos associados e contribuir com o desenvolvimento local são alguns dos objetivos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Para isso, estão sendo realizadas reuniões em todas as regiões da cidade. Nesta semana, o encontro foi promovido no bairro Belvedere, tendo como convidados empreendedores da região norte. Participaram o presidente da ACIC Nelson Eiji Akimoto, o segundo vice-presidente Helon Rebelatto, o diretor de Relações Institucionais Robert Otto, o diretor de Relações com Associados Genuino Simioni, empresários e lideranças da comunidade.
O objetivo foi, inicialmente, apresentar a ACIC. Akimoto relatou algumas ações realizadas desde o ano passado que contribuíram com empresas e sociedade no enfrentamento da pandemia. Foram 20 medidas adotadas pela ACIC, entre elas a campanha “Salve Vidas” em prol do Hospital Regional do Oeste (HRO), criação do Fundo Garantidor da ACIC para possibilitar empréstimos de instituições financeiras parceiras a juros mais acessíveis, ações constantes junto aos governos, mentorias gratuitas, campanha “Vocês nos Inspiram” para homenagear profissionais que estiveram na linha de frente na pandemia, campanha “Pequenas Ações e Grandes Atitudes” e criação do selo “Produzido em Chapecó” para valorização e movimentação da economia local.
Akimoto salientou que a ACIC recebe muitas demandas e se envolve em diferentes temas que contribuem não apenas com a classe empresarial, mas com todo o município e região. “Chapecó não é uma cidade bonita e desenvolvida por acaso. Sempre teve muitas pessoas que se dedicaram para fazer dela um lugar melhor. Vários desses voluntários passaram e ainda estão na ACIC. Queremos que cada vez mais pessoas façam parte desse grupo, conheçam os benefícios de ser associado e se sintam parte, sugiram, critiquem e se engajem nas ações que desenvolvemos. Unidos somos muito mais fortes. Esse é o espírito do associativismo”.
Genuino Simioni assinalou que a próxima etapa será o levantamento das principais demandas da região norte da cidade. Para isso, os empresários e lideranças da comunidade farão nova reunião na próxima semana. “Não conseguiremos resolver tudo, mas daremos encaminhamentos ao que for possível”, frisou o diretor da ACIC. Simioni acrescentou que na grande Efapi também foi realizada reunião e o principal problema estava relacionado à mobilidade urbana. “Precisava de ações simples, como pintura de faixas, mas que são de responsabilidade do poder público. Fizemos os encaminhamentos necessários”.
O coordenador da comunidade do bairro Belvedere e empresário do setor de construção civil, Amir Vidmar, disse que não conhecia todo o trabalho da ACIC. “São diversas ações que ajudam no desenvolvimento das empresas e da cidade. Faremos também a nossa parte para contribuir”, finalizou.