ACIC Chapecó apresentou modernização da Mercoagro, que ocorrerá no período de 12 a 15 de setembro de 2023




Modernização da feira, cronograma e andamento da obra do novo pavilhão no Parque de Exposições Tancredo Neves, apresentação do novo mapa da feira e da nova marca da Mercoagro. Esses foram os temas abordados em reunião, na última semana, com expositores da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e programada para setembro de 2023. O encontro ocorreu no Pollen Parque e teve transmissão on-line pelo canal do Youtube da ACIC.

O coordenador operacional da Mercoagro, Nilvanio Faller, explicou os motivos dos adiamentos da feira, primeiro pelas restrições sanitárias devido a pandemia de covid-19, depois em função da construção do novo pavilhão no parque de exposições. “A última edição ocorreu em 2018, com sucesso de vendas e de público, e a edição seguinte, que seria em 2020, estava com a renovação de praticamente todos os espaços ainda em 2018. Porém, vieram os lockdowns e a feira precisou ser adiada”, relatou.

Em maio de 2021 a Prefeitura de Chapecó anunciou a construção de um novo pavilhão no parque de exposições, uma antiga reivindicação da classe empresarial. Em março deste ano iniciou a demolição dos pavilhões antigos. “Não existem outros espaços com metragem similar na cidade e região, o que ocasionou o adiamento da Mercoagro novamente, assim como de outros eventos que são realizados no parque Tancredo Neves”, explicou Faller.

O presidente da ACIC, Lenoir Antonio Broch, realçou a importância da construção do novo espaço para a modernização da feira. “A obra está dentro do cronograma, com mais de 40% concluída. O novo pavilhão está com os quatro blocos cobertos, em fase de nivelamento do chão para receber o piso. A entrega da obra está prevista para abril de 2023”, expôs.

O diretor de Relações Institucionais e Governamentais da ACIC, Carlos Roberto Klaus, que também preside o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e é vice-presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sihrbasc), destacou que os investimentos públicos passam pela aprovação do Comtur e são fundamentais para melhorar a estrutura turística de Chapecó. “Além do parque de exposições, o aeroporto Serafim Enoss Bertaso está passando por uma ampla reforma e a rede hoteleira também teve ampliação”. A rede hoteleira de Chapecó teve uma expansão impressionante nos últimos anos e aumentou a oferta de hospedagem de qualidade. Estão em operação 37 hotéis, com a oferta de 2.150 apartamentos e 4 mil leitos.

Faller ressaltou, ainda, que a Mercoagro 2023 contará com novas ferramentas, aplicativos e sistemas para facilitar o dia a dia dos expositores e dos visitantes. O coordenador operacional da feira também apresentou o novo mapa dos expositores, que segue a mesma organização geográfica dos pavilhões antigos. “A nova estrutura substituirá os pavilhões Vermelho e Azul e terá 8,7 mil metros quadrados de área construída, o que engloba praticamente metade dos expositores. Nos próximos dias, o setor comercial da Mercoagro entrará em contato com todos para apresentar as novas áreas dos estandes afetadas pelas obras”, informou.

NOVA MARCA

A nova fase da Mercoagro inicia também com uma nova marca. A sócia da agência Nova Multicomunicação, Camila Farias Bortolini, explanou que as novas cores – azul escuro, bege e branco – transmitem confiança, seriedade, segurança e respeito, além de humanização. “Também utilizamos elementos 3D, apresentados no fundo das peças de comunicação, que demonstram a tecnologia, o avanço e a inovação, que estão sempre presentes na Mercoagro”.

A reunião de trabalho da Mercoagro 2023 está disponível para acesso no canal do Youtube da ACIC, no link https://www.youtube.com/watch?v=bhmyzTsxOsE.

SOBRE A MERCOAGRO

A Mercoagro ocorrerá no período de 12 a 15 de setembro de 2023, com 228 expositores e 650 empresas e terá mais de 17 mil metros quadrados de feira. Lenoir Broch enfatizou que as condições para realização da maior exposição-feira da indústria da carne na América Latina estarão aperfeiçoadas. Fatores que determinarão essas melhorias são, entre outros, a ampliação da área de locação, o novo formato geometral do futuro pavilhão e o desenho de um layout mais dinâmico, interativo e inclusivo. “Haverá ganhos de qualidade para todos – expositores, visitantes, promotores e patrocinadores”, frisou.

Participarão da exposição empresas dos setores de refrigeração, sistema de automação industrial, ingredientes e aditivos, embalagens e tripas, transporte e armazenagem, equipamentos industriais e acessórios, projetos de engenharia e consultorias especializadas, entre outros produtos e serviços para atender a indústria da carne.

Além da exposição-feira, os eventos paralelos contribuem para o sucesso da Mercoagro. Uma extensa programação científica constitui-se em oportunidade de obtenção e difusão de conhecimentos, transformando-se em um diferencial no aprimoramento de profissionais dos mais diversos setores da indústria da carne.

A Mercoagro 2023 tem patrocínio da Aurora Coop, da Unimed Chapecó, do BRDE e do Sicredi.