Compartilhe
Com objetivo de apresentar propostas estratégicas para a gestão e desenvolvimento de projetos na área da construção civil, bem como para fortalecer os laços entre a localidade de Baden-Württemberg e a região de Brusque, na manhã de terça-feira, 15 de março, representantes das empresas alemãs Drees & Sommer e MRG Projetos Estruturais estiveram na cidade de Guabiruba. Na oportunidade, os visitantes foram recebidos pelo prefeito do município, Matias Kohler, pelo presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), Valdir Riffel, e pelo presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Halisson Habitzreuter.
O encontro foi um dos resultados da vinda de uma comitiva alemã de Karlsruhe, que esteve em Brusque e Guabiruba no final do mês de outubro, com o objetivo viabilizar contatos e discutir a possibilidade de negociações entre empresas de ambas as regiões, inicialmente do setor têxtil, e que agora se expandiu para demais segmentos.
Ampliação de mercado
Durante a reunião desta terça-feira, o engenheiro e consultor sênior da MRG, Michel Reck, e a arquiteta, especialista em Administração de Empresas e diretora da Drees & Sommer, Miriam Haag falaram sobre os trabalhos desenvolvidos pelas empresas alemãs, que têm filial em São Paulo e atuam em parceria no desenvolvimento de projetos na área da construção civil: a Drees & Sommer no gerenciamento e gestão desses projetos, e a MRG na área técnica e estrutural dos projetos de engenharia. “Esta é a nossa segunda visita a Santa Catarina e esta região em especial é muito bem vista pela Alemanha, pelas tradições, hospitalidade e até a presença da língua alemã que encontramos aqui. Com certeza isso é uma vantagem no Brasil, por isso resolvermos conhecer a localidade e tentar estabelecer futuros negócios”, esclareceu Miriam.
Da mesma forma, os representantes das entidades catarinenses ressaltaram as vantagens de investimentos de empresas alemãs na região de Brusque e Guabiruba, tanto pela proximidade entre as culturas como pelas características do mercado de construção civil. “Nosso país vive muitas dificuldades atualmente e nós convivemos com esses problemas. Certamente a busca de novos conceitos na área da construção civil, por exemplo, pode nos trazer novos elementos de economia e de maior confiabilidade nesses projetos. Além disso, as parcerias com as cidades co-irmãs de Guabiruba e Brusque buscam sempre novas oportunidades no mercado econômico e com certeza esta também terá continuidade”, comentou na ocasião o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler.
Com o encontro, foi agendada uma próxima reunião entre os representantes das empresas alemãs e o Núcleo de Construtoras da ACIBr, para aproximações mais específicas entre os profissionais do segmento. “Temos que continuar nesse caminho e firmar parcerias nesse e em outros setores, para conseguirmos uma proximidade cada vez maior com a Alemanha e termos um avanço bom na área de negócios”, frisou o presidente da ACIC, Valdir Riffel.
Para o presidente da ACIBr, o encontro marcou mais um importante passo na parceria entre a entidade e Alemanha, agora para a área de projetos para a construção civil, que poderá oferecer serviços diferenciados aos empresários associados à entidade. “Com esses projetos, as nossas empresas poderão construir galpões, realizar reformas em seu parque industrial, ou modernizar suas estruturas. Além disso, tanto a MRG como a Drees & Sommer atuam na área de projetos e a mão de obra que os desenvolvem é sempre local. Ou seja, com esse processo ocorre também a transferência de tecnologia e conhecimento alemão para as empresas locais, o que é algo extremamente importante e que a ACIBr também visa: o desenvolvimento do setor. As negociações com a Alemanha sempre nos trouxeram bons frutos e pretendemos manter essa linha de atuação, já que isso beneficia a entidade, as empresas que a integram e a sociedade como um todo”, declarou Halisson.
Participaram do encontro também o diretor Executivo da ACIBr, Cândido Godoy e o gerente regional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Blumenau, Wagner Chugaste Júnior.
Saiba mais
Atuando no mercado há mais de 45 anos, a Drees & Sommer presta assessoria a construtoras de obras públicas e particulares e a investidores em todas as questões relacionadas a imóveis. Realiza serviços de consultoria de desenvolvimento, gerenciamento de projetos, engenharia, consultoria imobiliária, consultoria em infraestrutura e consultoria estratégica, com o objetivo de garantir economia, funcionalidade e qualidade dos processos. A Drees & Sommer atua no Brasil desde 2005 com especialistas da Alemanha, e desde 2013 com colaboradores brasileiros próprios que atuam nos projetos.
Já a MRG Projetos Estruturais e Engenharia de Projetos é uma empresa especializada em engenharia de estruturas e planejamento estrutural. A empresa desenvolve projeto estruturais, consultoria em estruturas, controle de qualidade de projetos de estruturas (CQP), avaliação de danos em estruturas e avaliação de construções tombadas (patrimônio histórico e cultural). Está presente desde prédios comerciais e residenciais até edifícios hospitalares. A MRG também tem filial em São Paulo e há oito anos atua no Brasil.