Compartilhe
Diretores da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) acompanharam na noite de terça-feira, 20 de novembro, um grupo de alemães, do distrito de Karlshure, em uma visita técnica à cervejaria Zehn Bier. O evento teve como objetivo mostrar aos alemães um pouco da produção cervejeira da empresa, bem como oferecer um momento de descontração e fortalecer os laços entre as regiões brasileira e alemã.
A visita contou com a presença do vice-presidente da ACIBr, Ivan Luiz Tridapalli; do diretor de Projetos Especiais e Infraestrutura, Amilton Luiz Cardoso; do diretor para assuntos de Prestação de Serviços, Fernando José de Oliveira; e do diretor Executivo da entidade, Cândido Horácio Godoy. O empresário Pedro David Schmitt, representante da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft (BSG) em Santa Catarina; e o presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), Valdir Riffel, também estiveram presentes no evento.
A visita contou com a presença de professores da Hochschule Karlsruhe Technik und Wirtschaft, da Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe, que estão em Brusque participando, com estudantes alemães, de um Workshop Internacional sobre Trânsito e Mobilidade, em parceria com a Unifebe.
Processos e produtos
Durante a visita técnica, o grupo conheceu a estrutura, os equipamentos e os processos de produção da cervejaria brusquense e os tipos da bebida, entre Pilsen (responsável por 98% do mercado consumidor brasileiro), Pilsen Extra, Lager, Weizen, IPA, APA, Heller Bock, Porter, e Rede Ale. Após a visita, que foi guiada pelo diretor da ACIBr e diretor da Zehn Bier, Fernando José de Oliveira, os participantes também degustaram algumas cervejas produzidas no local.
“Os alemães são tão especialistas em cerveja que em 1516 já fizeram uma Lei de Pureza para produção da bebida, que é o que respeitamos hoje. Para a Zehn foi uma grande satisfação recebê-los aqui, em termos essa troca de informações e, vendo eles degustarem e apreciar nossos produtos, indica que estamos no caminho certo”, detalhou Oliveira.
Laços fortalecidos
Este foi o primeiro contato com alguns alemães do Distrito de Karlsruhe, após a visita das comitivas brusquense e guabirubense à região germânica, em julho deste ano, que contou com a presença de diretores da ACIBr. Para o vice-presidente da ACIBr, poder ter novamente contato com os alemães e manter o bom relacionamento e parceria, de longa data, é motivo de orgulho para a entidade. “Ficamos muito felizes em recebê-los em nossa cidade e essa é uma pequena retribuição a toda a receptividade quando estivemos em julho lá. E sem dúvida Brusque tem uma grande oportunidade de planejar o futuro, através desse workshop internacional do qual os alemães estão participando. É uma das poucas vezes onde o poder público, a iniciativa privada e a universidade estão atuando juntas e com esse tripé, sem dúvida, o planejamento a curto, médio ou longo prazo, terá muito mais sucesso”, comentou Ivan Tridapalli.