Compartilhe
É possível empreender em um cenário de crise? Como crescer em um mercado com tanta concorrência? Como é possível que uma empresa local possa atender uma demanda nacional? Essas e outras questões foram discutidas na noite de terça-feira, 28 de novembro, durante o Inspirabq, evento promovido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr Jovem).
Esta foi a primeira edição do evento, que teve como objetivo trazer conhecimento, compartilhar histórias e ideias em um ambiente descontraído. Na oportunidade o público presente pode interagir, esclarecer dúvidas e trocar experiências com cases de sucesso de empresas de Brusque e região. Cerca de 130 pessoas marcaram presença na oportunidade, no Hotel Innovare, onde o evento foi realizado.
De acordo com a coordenadora do ACIBr Jovem, Daiane Rossano, do Portal da Cidade, o Inspirabq marca o início de uma nova trajetória do Núcleo, e que a partir de agora deve integrar o calendário anual do ACIBr Jovem. Para ela, que recentemente assumiu a coordenadoria do grupo, são muitos os desafios, mas que através do associativismo deverão fortalecer ainda mais as empresas nucleadas. “É um grande desafio dar continuidade a um trabalho que está sendo muito bem realizado. Atualmente o grupo conta com 34 empresas e pretendemos tanto agregar novas como também motivá-las. Liderar líderes é sempre um grande desafio, mas vamos buscar sempre oferecer capacitações, cases locais para compartilhar as histórias para contribuir cada vez mais para o desenvolvimento da cidade e região”, reforçou na oportunidade.
Desenvolvimento
Na programação o público conferiu o Case sobre Nanotecnologia, apresentado por Gabriel Nunes, da TNS Tecnologia, de Florianópolis, que apresentou ao público como a nanotecnologia pode fazer parte do setor industrial e aplicada em diversas áreas, como química, biológica, eletrônica, entre outras.
Segundo Nunes, atualmente a nanotecnologia é uma tendência, e a empresa atua na parte de bio-nanotecnologia da área química. “Há cerca de três, quatro anos a nanotecnologia era considerada somente ficção científica. E esse foi um desafio de empreender e colocar algo novo no mercado. Hoje, a nanotecnologia da TNS, aplicada em fertilizantes, aumenta em 30% a produtividade, a colheita, graças ao uso da nanotecnologia, que retira químicos nocivos do campo, de forma geral, aumentando a produtividade com aplicação natural. Esse é apenas um exemplo”, comentou na oportunidade. A empresa é focada em pesquisa e desenvolvimento da solução, na comercialização dos produtos e conta com mais de 23 colaboradores, entre químicos, engenheiros químicos, biotecnólogos, engenheiros de materiais.
Para ele, participar do Inspirabq foi uma grande experiência, em especial pela importância que a cidade possui como exemplo de empreendedorismo. “Brusque é um celeiro de empreendedores de sucesso. A vida de um empreendedor é marcada por muitos erros e se compartilharmos nossos erros, nossas falhas, com novos empreendedores, para que eles não os cometam, essa troca é rica para ambos. A oportunidade de estar aqui, compartilhar um pouco dessa trajetória, esse debate com o pessoal, certamente é enriquecedor para ambos os lados”, comentou.
O Programa Empreender
O Núcleo faz parte do Programa Empreender. Uma estratégia que estimula a competitividade empresarial e que há 25 anos cresce e se fortalece para auxiliar no desenvolvimento das empresas catarinenses, o Empreender é o associativismo na prática.
O Programa reúne mais de 7.200 empresas catarinenses por meio de 520 núcleos empresariais de 56 segmentos diferentes da economia que participam em 90 Associações empresariais, onde têm acesso à informação, inovação e conteúdos que favorecem o crescimento e a sustentabilidade empresarial.