Compartilhe
A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), em parceria com outras 15 entidades, enviaram nesta semana um ofício ao governador do Estado, Carlos Moisés, solicitando o credenciamento e ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para os hospitais Azambuja e Imigrantes. O ofício também foi encaminhado para diversas lideranças e para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
O documento solicita que seja ampliada, com mais dez leitos, a UTI do Hospital Azambuja (que já possui dez leitos credenciados pelo SUS); bem como que seja contratado pelo Estado, por um período de dois meses, quatro leitos de UTI disponíveis no Hospital Imigrantes (a unidade de saúde possui espaço, infraestrutura e equipe técnica especializada para operar com mais dez leitos também, caso o Estado possa disponibilizar os aparelhos). Além disso, o ofício também se refere ao Hospital Dom Joaquim, da qual a estrutura pode ser readequada para atender às pessoas acometidas pela doença.
Questionamentos
O documento também leva em consideração que a cidade de Brusque é o primeiro destino para quem procura atendimento médico e hospitalar e reside nas cidades de Guabiruba, Botuverá, Gaspar, Nova Trento, São João Batista, Major Gercino e Canelinha, o que representa um contingente superior a 300 mil pessoas.
Outro questionamento é em relação as duas unidades anunciadas como referência no Estado: o hospital de Timbó, que até final de maio estará equipado com 45 leitos de UTI para tratamento de casos do novo coronavírus (Covid-19), e a previsão da montagem de um hospital de campanha em Itajaí, com 100 leitos de UTI, cujo investimento inicial será de R$ 76 milhões.
“Nesse sentido, entendemos que Brusque se configura como uma solução mais rápida, efetiva e menos onerosa. Os dois projetos já anunciados, em Timbó e Itajaí, entram em operação apenas no final do próximo mês e, em contraponto, avançar nesta possibilidade em Brusque, com espaços já disponíveis, equipes especializadas e leitos em funcionamento, significa atender a população da região de forma imediata”, comenta a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti.
Entidades
Além da ACIBr, assinam também o ofício: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque; Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon); Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest); a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr); Sindicato Patronal Têxtil de Brusque (Sifitec); Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque (SIMMEBr);Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (Sindilojas); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Brusque; Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB); Observatório Social de Brusque (OSBr); Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (CEAB); Centro Universitário de Brusque (Unifebe); Conselho Municipal de Saúde de Brusque (Comusa); Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux – Hospital Azambuja; e Hospital Imigrantes.