Compartilhe
A Associação Empresarial de Blumenau (Acib) promoveu, na quinta-feira (17), em conjunto com a plataforma de e-commerce Magazord, o 1° E-commerce Experience em Blumenau. O evento reuniu diversos profissionais especialistas do setor para discutir o presente e o futuro do comércio eletrônico no Brasil. A programação contou com os palestrantes Odair da Rosa, sócio e diretor comercial da Magazord; Giovani Tambosi, CEO da Principessa; e Adalberto Tescka, coordenador de Marketplace da Balaroti.
O comércio eletrônico no Brasil possui uma trajetória marcada por crescimento constante e evolução. Desde o final da década de 90, o e-commerce foi se consolidando, alcançando um avanço acelerado nos anos 2000. Entretanto, foi em 2020, com a pandemia global, que o setor atingiu o auge de seu crescimento e desde então manteve sua ascensão.
“A pandemia tornou a modalidade de vendas online parte essencial da vida das pessoas. Está cada dia mais comum que o consumidor priorize comprar online ao invés de comprar em lojas físicas, consequência da sensação de estar tudo na palma da mão”, afirmou Odair da Rosa, da Magazord. Desta forma, o comércio eletrônico passou a ser uma alternativa viável para os consumidores, impulsionando a demanda por produtos e serviços online.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2022, o faturamento do e-commerce no Brasil atingiu a marca de 169,59 bilhões de reais, cerca de R$18 bilhões se comparado a 2021. As perspectivas para o futuro são igualmente promissoras, com uma projeção de crescimento de 10% ao ano, mantendo essa linearidade até 2027. A oportunidade de crescimento é substancial, uma vez que o mercado ainda reserva espaço para boas marcas, empresas e produtos.
Durante as palestras, os especialistas destacaram alguns pontos importantes para o cenário competitivo do e-commerce, como a importância de alinhar três pilares estratégicos: produto, tecnologia e marketing. “A tecnologia, embora fundamental, não deve ser o centro da operação, mas sim um facilitador para proporcionar uma experiência eficiente e satisfatória aos consumidores”, destacou Rosa.
Giovani Tambosi, CEO da Principessa, falou sobre a importância de atrair os clientes para além do preço, mas também pelo conceito de marca. “A grande sacada de uma marca, principalmente no setor têxtil, é ter novidades sempre. Isso faz com que o cliente queira voltar sempre para comprar em seu site”, declarou Tambosi.
De acordo com Adalberto Tescka, coordenador de marketplace da Balaroti, que trouxe sua visão sobre as vendas online por meio de marketplaces, 78% das vendas online são realizadas por meio dessas plataformas, com uma previsão de faturamento de R$250 bilhões de reais até 2024. A estratégia de prateleira infinita, que busca oferecer ao cliente uma ampla gama de produtos por meio do conceito de omnichannel, vem se consolidando como uma abordagem eficaz para impulsionar as vendas. Mas ressaltou a importância de uma operação saudável para o sucesso de um marketplace. “Não é apenas ter uma quantidade de produtos maior. É importante ter uma operação saudável”, enfatizou.
Sobre a Magazord
Uma empresa com vasto conhecimento no varejo online e no desenvolvimento do que o cliente precisa para vender na internet. A Magazord oferece ferramentas pensadas a partir do zero, com tudo o que é necessário para um E-commerce. Desde a criação do layout responsivo do seu site até a integração do sistema ERP nativo, oferecemos todos os processos para o gerenciamento da sua loja virtual.
Com 12 anos de experiência, a plataforma já contabiliza mais de R$ 547.000.000 em pedidos faturados, com empenho árduo de 115.920 horas de desenvolvimento.