ACIAF apresenta propostas para desenvolvimento à candidatos a prefeito




A Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF) realizou, nesta quarta e quinta-feira, dias 14 e 15 de outubro, uma apresentação das principais propostas para o desenvolvimento de Fraiburgo para os candidatos a prefeito do município. A ordem das apresentações foi sorteada em data anterior, e dos cinco nomes, quatro estiveram participando do encontro.
A reunião contou com a mesma sistemática: apresentação institucional da ACIAF, seguido das propostas elencadas pela instituição nas áreas de comércio e serviços, tecnologia, educação, saúde, turismo, agronegócio, sustentabilidade e indústria. No final dos encontros, a fala ficou aberta para os candidatos exporem suas colocações.
O encontro foi realizado no auditório da ACIAF e contou com a participação da diretoria e conselho superior da entidade. Por parte dos candidatos, foi autorizado os candidatos a prefeito e vice e dois assessores. A reunião não foi aberta a comunidade e aos associados, devido as restrições de aglomeração decorrentes do Covid 19.
Participaram da reunião: Wilson Ribeiro Cardoso Junior e Julio Santos às 8 horas do dia 14; às 10 horas foi a vez da candidata Tatiane Bartolomeu e Antonio Vaz; às 14 horas foi a vez da candidata Claudete Gheller Mathias e Gerson de Matia; O candidato Edi Luiz de Lemos e Odenir Nunes Pires, marcados para as 16 horas, não participou do encontro. A programação encerrou às 10 horas do dia 15 de outubro com os candidatos Sighard Egon Seidel e Roque Pereira.

Confira as propostas apresentadas
Na área de agronegócio foi apresentada demandas voltadas a produção de alho e cebola, bem como frutas de clima temperado, fazendo com que o município se destaque estadualmente e a nível nacional. O aumento da produtividade animal de carne e leite, e o ensejo para que Fraiburgo se torne polo de produção de sementes de soja também foi apresentada.
Na área de infraestrutura agrária, a demanda foi para estimular a tecnologia e a industrialização, ampliar a assistência técnica e os trabalhos de manutenção das estradas do interior e as patrulhas mecanizadas.
Na área da educação o foco se concentrou em aumentar a alfabetização fundamental, média, do ensino médio, técnico e superior, bem como em cursos de curta duração. Para a saúde as propostas são de ampliação do acesso aos serviços de média e alta complexibilidade e implantação serviços de alta complexibilidade hospitalar.
No turismo as propostas se concentraram em aumentar a quantidade de turistas e a permanência dos mesmos, desenvolvimento de projetos de turismo para o Lago, Parque René Frey; concluir o Plano Municipal do Turismo e investir em divulgação, Fantur e outras propostas para alavancar o setor no município.
No eixo da sustentabilidade foram apresentadas demandas para desenvolver a utilização de energias provenientes de fontes renováveis, melhorias na qualidade do ar, aumento no percentual de lixo reciclado e ampliação da rede de tratamento de esgoto atual.
Para a indústria, comércio e serviços foram apresentadas propostas para incentivar os empreendimentos existentes e os que tem projeto para ampliação; melhorias nas estradas do interior para escoamento da produção; Incentivos fiscais para o crescimento do negócio; melhorias na infraestrutura (vias, calçadas e passeios) no centro e corredores de serviço e valorização do comércio local.
Por fim, o eixo tecnológico apresentou demandas no sentido de facilitar o acesso as informações de empresas e cidadãos utilizando meios tecnológicos de forma compartilhada, aperfeiçoamento e simplificação do ambiente digital; desenvolvimento de startups e gestão e fomento de novos negócios em formato colaborativo.
Ao final das apresentações os candidatos assinaram documento contendo todas as propostas e as respectivas ações como sinal de comprometimento em realizar ou trabalhar em prol da realização dos mesmos. O documento completo foi entregue aos candidatos.