Compartilhe
Diretoria e integrantes dos Núcleos de Gastronomia e de Imobiliárias da Associação Empresarial (Acisbs) estiveram reunidos na semana passada, 28, para falar da nova regulamentação da Zona Comercial Histórica (ZCH), Lei nº 3658, de 03 de maio de 2016, que dispõe sobre o padrão arquitetônico das edificações construídas na ZCH.
A iniciativa da reunião é para que a entidade acompanhe e contribua com a regulamentação, que vai determinar o padrão arquitetônico, pois não há definições claras de conceitos para as novas construções no centro, área que compreende a ZCH. Integrantes da diretoria e do Núcleo de Gastronomia integram o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e tem participado ativamente de diversas discussões referente à área.
Quanto à nova regulamentação, a Acisbs é favorável a preservação da sua identidade por meio da arquitetura, com a definição das características culturais. “Temos um rico conjunto arquitetônico em São Bento do Sul e temos sim, que preservar nosso centro histórico, importante atrativo turístico” frisou Jonny Zulauf, integrante da diretoria e assessor jurídico da Acisbs.
Para continuar o debate sobre o assunto, antes da audiência pública, prevista para o dia 20 de julho, segundo a secretaria de Planejamento da Prefeitura, a Acisbs vai promover os Diálogos Institucionais sobre o tema, no dia 10 de julho, às 17h30, com a participação do presidente do Conselho da Cidade de São Bento do Sul (Concidade), Jucelino Kellner. Também, está sendo verificado a disponibilidade de um representante da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) participar. O objetivo é esclarecer as características arquitetônicas do município.
Números – Atualmente São Bento do Sul possui 47 imóveis tombados pelo patrimônio histórico.