Compartilhe
Avaliar o movimento associativista e debater ideias ligadas ao desenvolvimento da região, esses foram os principais objetivos da reunião Plenária da Facisc, regional Vale do Itajaí, realizada, em Navegantes, nesta terça-feira (12/07).
Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da Associação Empresarial de Navegantes (Acin), Rinaldo Luiz de Araújo, que salientou a importância do encontro e do envolvimento da classe empresarial nas demandas políticas e sociais da região.
O presidente Interino da Facisc, Jonny Zaluf, e a empresária, Maria Izabel Pinheiro Sandri, vice-presidente da Facisc para a regional Vale do Itajaí, marcaram presença no encontro, bem como representantes do Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME), do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC) e das Associações Empresariais de Penha, Gaspar, Pomerode, Blumenau, Ilhota, Itajaí, Indaial e Timbó.
A reunião contou também com a participação do superintendente do Aeroporto Internacional de Navegantes, Edson Antunes Nogueira e do diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.
Os participantes acompanharam uma breve palestra com o diretor-presidente do Parque Beto Carrero World e presidente do Conselho Estadual de Turismo, Rogério Siqueira. Em sua explanação, Siqueira destacou o potencial turístico da região e as dificuldades que o setor atravessa, em função da infraestrutura limitada. Ele defendeu que a classe empresarial precisa unir forças para mudar esse cenário. “Precisamos evoluir para continuar crescendo. Nossa região tem um potencial gigantesco e isso precisa ser melhor explorado, temos que ter investimentos públicos. A BR 101 já não comporta mais o tráfego turístico no Verão. O aeroporto situado em Navegantes precisa ser urgentemente ampliado e ser tratado como aeroporto Internacional de Turismo e Negócios do Estado de Santa Catarina. Precisamos atrair investimentos para a construção de bons hotéis na região, enfatizou.
A reunião seguiu com a apresentação do consultor do Sebrae/SC, Marcos Fortunato, e com a explanação dos representantes de cada entidade sobre as tratativas que serão abordadas durante o período eleitoral. As posturas a serem adotas são semelhantes, sempre com o objetivo de comprometer os candidatos a cumprirem os seus planos de governo e as promessas junto à classe empresarial.
Voz Única
O consultor da Facisc, Albert Sabin, apresentou o resultado da pesquisa realizada, junto as Associações do Vale, através do projeto Voz Única. O objetivo do projeto é levantar as reais necessidades e os entraves ao desenvolvimento econômico do Estado sob a ótica empresarial, para subsidiar os planos de ação dos governantes. De acordo com o consultor, os pleitos mais citados foram: Duplicação da BR 470, reforma e revitalização da Rodovia SC 412/Jorge Lacerda, Segurança Pública e Aeroporto de Navegantes.
Os empresários concluíram que essas demandas precisam ser amplamente debatidas com a classe política e nem mesmo o período eleitoral deve fazer com que as tratativas diminuam. Na ocasião, o presidente da Associação Empresarial de Navegantes informou que a entidade solicitou uma reunião com os representantes do Fórum Parlamentar Catarinense e que o encontro deve ocorrer no município, no mês de agosto, com data a ser agendada.