Compartilhe
4ª AGO CONCENI reúne lideranças do comércio exterior no Complexo da Babitonga e fortalece integração logística de SC
O Complexo Portuário da Babitonga foi palco, no dia 17 de fevereiro, de um encontro estratégico para o fortalecimento do comércio exterior catarinense. A 4ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (CONCENI), da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), reuniu cerca de 50 representantes de diferentes instituições e setores que compõem a cadeia do comércio internacional em Santa Catarina.
Sediado em dois dos principais portos do estado, o de São Francisco do Sul e o de Itapoá, o evento contou com uma programação voltada à integração e ao diálogo entre autoridades públicas, empresários e profissionais da área de logística, comércio exterior e negócios internacionais.
Entre as autoridades presentes, destacam-se Marcelo Campos (Presidente da Associação Empresarial de São Francisco do Sul – ACIFS), Cleverton Vieira (Presidente do Porto de São Francisco do Sul), Evaldo Niehues Júnior (Presidente do CONCENI e Diretor de Relações Internacionais da FACISC), Paula Machado (Presidente do CONCENI), Lito Guimarães (Diretor setorial da FACISC), além de representantes de órgãos federais como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Receita Federal e Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
“Esse encontro consolida o compromisso de Santa Catarina e da FACISC com a excelência logística e a competitividade internacional. Reunir os principais atores do setor no Complexo da Babitonga simboliza o quanto somos protagonistas no cenário do comércio exterior brasileiro”, destaca Evaldo Niehues Júnior.
A realização da 4ª AGO do CONCENI foi possível graças à articulação conjunta da FACISC, por meio do Programa Empreender e da Diretoria de Relações Internacionais, além do apoio da ACISFS, por meio do Núcleo ComExLog, do SEBRAE, do Porto de São Francisco do Sul/SCPAR e do Porto Itapoá.
O encontro também reforçou a importância de ações colaborativas para enfrentar os desafios logísticos e regulatórios, além de promover o alinhamento estratégico entre os entes públicos e privados que atuam no setor.