Nosso esforço com a área de Captação de Recursos é associar inovação e sustentabilidade ao trabalho articulado com as fontes financiadoras. No Brasil, as principais formas de captação são através de leis de incentivo, patrocínios, editais públicos ou privados, financiamento colaborativo e doações.
Independente da forma de captação é fundamental a elaboração de uma boa proposta e que seja adequada ao perfil das fontes financiadoras, demonstrando credibilidade e sustentabilidade do negócio e capacidade de gestão financeira. O projeto deve prever a visibilidade do patrocinador e um bom relatório de gestão, demonstrando transparência e seriedade na prestação de contas do patrocínio.
LEIS DE INCENTIVO
São benefícios relacionados à carga tributária concedidos pela administração pública às empresas, com o objetivo de estimular um setor específico ou atividade econômica determinada. Podem ter a forma de redução de alíquota do imposto, de isenção ou compensação.
PATROCÍNIOS
Os patrocínios diretos têm como premissa a análise das empresas potenciais para apresentação da proposta. É importante que a empresa congregue dos mesmos objetivos do projeto e também ofereçam contrapartidas que apoiem o desenvolvimento da missão do patrocinador, gerando impacto na sociedade.
EDITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS
Diversos editais são publicados frequentemente. Então é importante que a organização que busca o incentivo já estruture seus projetos para que, quando surgir a oportunidade, apenas adapte o escopo às exigências do edital pretendido.
Algumas fontes para buscar editais abertos e fontes de financiamento são: ABCR, GIFE, FINEP, SESI SENAI, SEBRAE, Mapa das Organizações Sociais, Prosas, Capta, ONU, Nossa Causa, Cultura e Mercado, fundos internacionais.
FINANCIAMENTO COLABORATIVO E DOAÇÕES
O financiamento colaborativo permite que várias pessoas físicas invistam pequenas quantias em um negócio com o objetivo principal de tirar a ideia do papel.