Compartilhe
A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) foi fundada em 1947 com o objetivo de ser uma entidade empresarial representativa do comércio, indústria, prestação de serviços e agropecuária. Há mais de sete décadas, o empresário Serafim Enoss Bertaso era eleito o primeiro presidente da entidade. A ACIC desenvolve ações consistentes na defesa dos interesses da classe empresarial e do bem-estar da coletividade. É reconhecida no cenário estadual pela sua atuação de vanguarda, com posicionamentos que visam assegurar direitos da cidadania e o desenvolvimento da livre iniciativa.
A ACIC traz como marca de sua atuação uma surpreendente capacidade de mudanças e transformações para enfrentar os novos e inquietantes tempos, mas mantém imutáveis os mesmos compromissos solenemente anunciados pelo pioneiro Serafim Bertaso. Por isso, a ACIC atua para tentar reduzir ao mínimo as angustiantes incertezas contemporâneas, oferecendo oportunidades de debate, de formação, de informação e de intercâmbio que buscam antecipar os cenários desse novo século.
Fundamentalmente, porém, a ACIC mantém-se vigilante na defesa dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, na preservação dos postulados de um mercado minimamente regulamentado e sem as distorções da tecnoburocracia, na valorização do empreendedorismo, fundamentada nas liberdades democráticas para a construção de uma sociedade livre, pluralista, justa e solidária.
Principais iniciativas
Durante mais de sete décadas, a ACIC fortaleceu o associativismo e buscou contribuir com a classe empresarial e toda a comunidade. As grandes bandeiras da entidade, nos últimos anos, focalizam questões de infraestrutura regional, como rodovias, ferrovias e aeroporto, segurança pública, educação, saúde e sustentabilidade.
Ferrovias
A construção de ferrovias é uma luta de real interesse dos catarinenses encampada pela ACIC há mais de 30 anos porque o desenvolvimento e a competitividade da região oeste estão ameaçados por questões infraestruturais. Duas ferrovias são necessárias. Uma é a Leste-Oeste, ligando a região produtora oestina aos portos marítimos catarinenses. Essa é necessária para o escoamento da produção. Outra é a ferrovia Norte-Sul, ligando a região produtora de grãos do centro-oeste do País com Chapecó. Essa é essencial para garantir o suprimento de milho às agroindústrias do grande oeste catarinense. O debate sobre a construção de ferrovias está em nova fase em 2022. A iniciativa privada decidiu custear um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental de um ramal da Ferroeste entre Cascavel e Chapecó. A ação conta com a participação de importantes entidades: ACIC, ABPA, CEC, Facisc, Faesc, Fiesc, Ocesc e Sindicarne.
Rodovias
Uma frente de atuação da ACIC é a luta por investimentos infra e superestruturais para a integração e o desenvolvimento de Chapecó e do grande oeste catarinense. Entre as necessidades, está a manutenção, conservação e novos investimentos nas rodovias federais e estaduais. A importância da BR-282 para o grande oeste catarinense, por exemplo, é imensa. Mantê-la em condições de segurança para o tráfego de pessoas e mercadorias, construir terceira pista e duplicá-la são metas que a ACIC persegue há décadas. Documentos, reuniões, audiências públicas, articulações com parlamentares e ministros foram algumas das atividades desenvolvidas nos últimos anos.
Aeroporto
Um dos fatores que sustentam a liderança regional exercida por Chapecó sobre a vasta área do oeste catarinense, sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul é o Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso. A operação comercial regular de grandes companhias aéreas, o emprego de aeronaves de grande porte e as opções de destinos fazem do aeródromo um dos mais movimentados do interior do País. Por isso, a ACIC sempre priorizou e acompanhou atentamente a situação do aeródromo.
Social, Educação, Segurança e Meio Ambiente
A par dos temas de natureza econômica, a ACIC também prioriza as questões sociais, trabalhando pela melhoria da segurança pública, por melhores serviços educacionais e de saúde, pela criação de escolas básicas, técnicas e profissionalizantes e pela interiorização/implantação do ensino superior. Também mantém, desde 2020, o Portal Social, onde são cadastrados projetos aprovados pelas leis federais de incentivo fiscal, uma maneira de aproximar os proponentes de projetos e as empresas para a captação dos recursos. Além disso, organiza campanhas anuais, a exemplo da doação de sangue para contribuir com a manutenção do estoque de sangue no Hemosc. A questão ambiental é preocupação constante da ACIC, que apoia diversas ações que incentivam a sustentabilidade. Entre elas, está a participação na discussão e na proposta de ações para a preservação da água. Promove, por meio do Núcleo de Sustentabilidade, o Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade como forma de incentivar e reconhecer boas práticas nessa área.
Saúde
Chapecó tornou-se um completo centro de serviços médicos especializados e referência para o sul do Brasil. A ACIC trabalha para aprimorar os atendimentos, especialmente os de média e alta complexidades. Nos últimos anos, atuou fortemente em ações de enfrentamento à covid-19 e teve papel fundamental para a conquista do credenciamento do serviço de AVC – para o tratamento de pessoas acometidas de acidente vascular cerebral – no Hospital Regional do Oeste (HRO).
Eventos
A ACIC promove diversos eventos anualmente que integram a classe empresarial e a comunidade. Entre eles estão a Feira Internacional de Negócios, Processamento e Internacionalização da Carne (Mercoagro), o Empresário do Ano, o Almoço Empresarial, o Vida Empresarial, a Inspeção Veicular Gratuita (IVG) e o 20 Minutos.